quarta-feira, junho 23, 2010

Logitech Harmony 1100, o controle high tech


Gadget universal comanda até 15 equipamentos eletrônicos, de TV a persiana


Com certeza você já teve vontade de arremessar seus trocentos controles remotos pela janela – seja porque acabou a pilha de um deles, pela dificuldade de identificar qual é o modelo correspondente a um aparelho ou porque eles ficam espalhados pelo sofá, bagunçando a sala. O Logitech Harmony 1100 é um dispositivo classudo para resolver todos esses problemas de uma só vez. Ele controla até 15 equipamentos eletrônicos, sendo três simultaneamente.

Esse aparelho em formato de tablet funciona com uma variedade imensa de eletrônicos (quase 200 mil), de televisores a sistemas de iluminação. Basta que eles tenham receptor infravermelho. Por meio de um software que acompanha o produto, é possível cadastrar as instruções no gadget e personalizar ações. Dá para ligar a TV, o tocador de Blu-ray, dar o play no filme e fechar a persiana clicando em apenas um botão.

Depois de instalado num computador com Windows ou Mac OS, o programa busca informações na internet (como fabricante e modelo do equipamento que você deseja controlar). Além de manter atualizada a base de dados de equipamentos compatíveis, o aplicativo permite acessar as configurações do controle por qualquer micro, usando login e senha. Caso não encontre um modelo de televisão, por exemplo, ele oferece um assistente de ajustes, que guia o usuário na inserção de cada função do controle.
Fácil de usar. Chato de configurar

A tela sensível ao toque de 3,5 polegadas proporciona usabilidade agradável. Por ela, é possível acessar controle de mídia, teclado numérico e até uma área de canais favoritos. Se quiser e tiver paciência, o usuário pode fazer o upload dos logotipos das emissoras, dispondo-os lado a lado. Os botões físicos têm os comandos básicos, como trocar de canal, regular o volume e passear pelo menu de cada equipamento.

Se é divertido de usar, o Harmony 1100 não é tão intuitivo na hora de realizar ajustes. As telas de configuração do televisor, por exemplo, são bastante confusas. Até mesmo as tarefas mais simples, como acertar os níveis de cor, brilho e contraste, acabam ficando difíceis. O melhor é usar o controle original do equipamento na hora de fazer os ajustes e ficar com o universal no dia a dia.

Outro problema é que, para qualquer mudança na programação do gadget, é preciso usar o software no computador, com o aparelho conectado pela porta miniUSB. Pequenos ajustes podem ser realizados pela telinha do controle, mas eles não ficam gravados na memória, exigindo nova configuração quando você o liga novamente. A bateria interna é carregada numa base elegante, que mantém o controle em pé.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: