terça-feira, junho 08, 2010

Asteróide se choca com Júpiter


A colisão pode ajudar astrônomos a entender melhor o tamanho de fragmentos flutuando em distantes áreas do sistema solar.


LOS ANGELES - O planeta Júpiter foi novamente golpeado.

Um astrônomo amador da Austrália que observava atentamente o planeta afirmou ter testemunhado o aparecimento de uma luz branca logo após um objeto se chocar com a superfície do gigante gasoso.
“Quando notei o clarão, não conseguia acreditar”, contou Anthony Wesley, “O meteoro brilhante foi visível por mais ou menos dois segundos”.

Wesley, um programador de computadores com boa reputação no meio de astrônomos profissionais, alertou cientistas para a colisão cósmica. A descoberta foi em seguida confirmada por outro astrônomo amador das Filipinas.

Wesley ficou famoso no ano passado quando descobriu uma mancha do tamanho do Oceano Pacífico próxima ao pólo sul de Júpiter, a qual é interpretada como resultado de um choque com um asteróide. Usando um telescópio infravermelho no Havaí, cientistas da NASA encontraram evidências de que Júpiter aparentemente foi abalroado na região do pólo sul, comprovando a teoria de Wesley.

O ultimo golpe próximo à linha do Equador não deixou nenhuma marca visível, mas astrônomos estão pendentes de qualquer novidade.

A ausência de uma “ferida” detectável e o curto período que durou o impacto leva cientistas a pensar que Júpiter provavelmente foi golpeado por um asteróide.

“Nunca havíamos visto um meteoro bater um Júpiter”, disse Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão da NASA.

A última colisão pode ajudar astrônomos a entender melhor o tamanho de fragmentos flutuando em distantes áreas do sistema solar.

Em 1004, Júpiter foi bombardeado por escombros do cometa Shoemaker-Levy 9.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: