quinta-feira, maio 27, 2010

Sem alarde, Street View chega a mais cidades




Carros do Google Street View foram flagrados por internautas de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais: estaria o Google captando imagens para uma futura atualização do serviço?


SÃO PAULO – Ao longo das últimas três semanas, carros do Google Street View foram flagrados por moradores de algumas cidades do interior paulista e noticiados por jornais de Jundiaí, Ribeirão Preto e São Carlos.

O Google, responsável pela tecnologia, e a Fiat, que cede os automóveis Stilo, não falam sobre o assunto até o lançamento do produto – ainda sem data confirmada –, mas a expectativa é que o serviço de fotos panorâmicas esteja ampliando o seu alcance.
Inicialmente, o Street View Brasil usaria 30 carros para recolher apenas imagens das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Por redes sociais e blogs, no entanto, usuários de municípios vizinhos aos três estados revelam que os veículos dotados de câmera na superfície trafegaram por suas áreas.

Entre as imprevistas áreas de cobertura do serviço que mais foram citadas na rede, estão Bauru (SP), Niterói (RJ) e Betim (MG). A dúvida em comum a todos os internautas é se os carros do Google estavam realmente fotografando ou apenas realizando testes para o serviço.

Na tarde da última segunda-feira, quando o Street View Brasil teria vazado por algumas horas ao acessá-lo via iPhone, os usuários relataram que só conseguiram navegar pelas três capitais. Para alguns, todavia, o ato não passou de uma estratégia de marketing da companhia.

Se o vazamento foi proposital ou não, é um indício de que o Street View Brasil já está na fase final do longo processo de tratamento das imagens para apagar chapas de carros, borrar o rosto de pessoas e tomar cuidados que protejam a privacidade das pessoas fotografadas.
Em encontro com jornalistas em janeiro, o Google Brasil revelou que o processo de edição de imagens pode demorar mais de três meses após as fotografias chegarem aos seus computadores, pois a principal dificuldade são as constantes renovações no software – o mesmo usado no mundo todo – que provocam mudanças no modo de atuação.
Na ocasião, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, afirmou que em algumas regiões com problemas de segurança pública, ou áreas privadas (como condomínios), as fotos do Google podem não ser bem-vindas no início, contudo, é possível que, depois do lançamento do produto e de sua repercussão, as regiões sejam atualizadas.

O Brasil será o segundo país da América Latina a ter cidades mapeadas pelo Google Street View. O primeiro país da região foi o México. O serviço já está disponível nos Estados Unidos, em países da Europa e parte da Ásia, como China e Japão, e Oceania, a exemplo de Austrália.

No continente europeu, inclusive, o serviço do Google vem enfrentando uma grande discussão sobre privacidade na internet que deve se estender aos tribunais. Há duas semanas, a empresa confirmou que os carros do Street View coletavam dados de redes Wi-Fi abertas devido a um erro de engenharia. Países como a Alemanha já estão investigando o caso.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: