Interessado em ganhar mais mercado no país, bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim deverá fundir Embratel e Claro
SÃO PAULO – Em dois meses, Embratel (telefonia fixa) e Claro (telefonia móvel) serão uma única empresa, afirma a edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo reportagem de Julio Wiziack , o bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim, dono de ambas as companhias, tem preferência por José Formoso Martínez, da Embratel, para o posto de presidente da nova empresa. Outra possibilidade seria o presidente da Claro, João Cox.
Ainda de acordo com o jornal, Slim estaria descontente com os resultados do seu grupo no Brasil, motivando a sua reestruturação para poder fazer frente à concorrência da Vivendi, da Telefónica e da Portugal Telecom.
Mudanças que começaram no exterior, quando em janeiro a América Móvil adquiriu a Carso, holding que controla a Telmex México e Internacional (o empresário mexicano é dono de todas elas).
Ao fundir Embratel e Claro, Slim ganharia eficiência e reduziria gastos. Cálculos iniciais indicam que o corte nos custos entre as duas operadoras poderia ficar entre 20% e 30%.
Com a união, a nova empresa teria mais facilidade para obter crédito com juros mais baixos devido ao porte da nova empresa.
De acordo com jornal, também pode estar nos planos da América Móvil dquirir o controle da Net, uma investida que dependeria do congresso aprovar o PL 29, projeto sobre permissão de estrangeiros como controladores de companhias de telecomunicações no Brasil.
Em sendo aprovado, o empresário mexicano teria condições de oferecer pacotes com telefonia fixa, móvel, internet e TV paga.
Procurada pela reportagem do INFO Online, a Claro disse que não irá comentar o assunto.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário