terça-feira, maio 18, 2010

Na mão: Alienware M11x, um pequeno extraterrestre


Como em todas as vezes que um notebook Alienware, da Dell, aterrissou no INFOLAB, a chegada do M11x também criou rodinha de curiosos. Mas a maior dúvida dessa vez ficou no campo do “como eles diminuiram tanto aquelas máquinas?”. O M11x tem tela de netbook, peso de notebook e configuração entre os dois mundos.


Para quem se acostumou ao tamanho surreal dos notebooks da Alienware, como o M17x ou o M15x, que normalmente servem mais para substituir o desktop do que ser carregado por aí, o M11x aposta em mobilidade. Mesmo menor, ele não abre mão daquele design já característico dos Alienwares, com o logo alienígena no topo e na parte interna, teclado iluminado e acabamento indiscutivelmente bom.
Um dos pontos positivos é que, mesmo com o espaço reduzido, o teclado do M11x é bem fácil de utilizar e se acostumar, com teclas espaçadas, boa resposta e acabamento cheio de pose e luzes. Mas o curioso é que o modelo é mais um desses que sofrem de crise de identidade: com tela de 11,6 polegadas, com resolução de 1.366 por 768 pixels, ele é um notebook ou netbook?

A discussão segue por dois caminhos. Primeiro, o M11x pesa mais que um netbook comum. Enquanto há modelos com 1,5 quilo, o robusto Alienware atingiu 2 quilos na balança do INFOLAB. Ou seja, ele pode ser mais prático que seus irmãos maiores, mas não parece ser uma das soluções mais práticas e leves para quem procura mobilidade.

O segundo ponto importantíssimo fica na configuração: o M11x que chegou ao INFOLAB tem processador Core 2 Duo SU7300, de 1,3 GHz, 4 GB de memória RAM e 500 GB de espaço interno.Nas placas de vídeo, aquelas que arregalam os olhos de qualquer gamer, ele não decepciona: além de uma Intel GMA 4500MHD, com 64 MB dedicado, ele tem uma GeForce GT355M com 1 GB de memória dedicada. Já na parte de conexões ele também empolga bastante, com saída HDMI, DisplayPort, 3 portas USB, leitor de cartões e até porta FireWire.
Porém, uma das apostas da Dell com o M11x é em um dos pontos em que os Alienwares mais sofriam nos testes do INFOLAB: duração de bateria. Utilizando uma tecnologia bem próxima à Optimus, da NVidia, ele tem gráficos intercambiáveis. Traduzindo, quando você estiver em uma jogatina, ele utiliza toda a potência da placa de vídeo de 1 GB para não te decepcionar. Mas se você só estiver escrevendo um texto ou jogando Campo Minado, é só apertar function + F6, ele desliga a placa de vídeo dedicada, economizando consideravelmente a bateria. A Dell promete até 6,5 horas de duração de bateria. Não acreditamos que ele chegue lá em testes pesados, mas se passar dos 55 minutos do M15x ou os 73 minutos do M17x, já ficaremos mais felizes.

E é bom economizar uma boa grana caso você queira o M11x. Na configuração enviada para o INFOLAB, a máquina custa 3.918 reais. A versão básica começa em 3.099 reais, mas caso você queira colocar SSD, 8 GB de memória e não tem medo de falir, ele pode custar até 5.877 reais.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: