domingo, maio 02, 2010

"Flash já não é necessário", diz Steve Jobs


Em uma carta publicada no site da Apple, Steve Jobs comentou o que pensa sobre o Flash, tecnologia criada pela Adobe e motivo de polêmica por conta da recusa da Apple de adotá-la no iPhone e no iPad. Apesar do Flash ser a principal linguagem utilizada para rodar vídeos no mundo, a Apple se recusa a rodá-la nos parelhos.
Jobs inicia o texto falando sobre o bom relacionamento que teve com a Adobe no início das duas companhias. A Apple investiu na Adobe, foram pioneiras na editoração eletrônica, mas, ao crescer, cada empresa seguiu seu caminho. "A Apple quase morreu, e a Adobe seguiu o caminho para o mundo corporativo com o Acrobat", disse. "Hoje as duas empresas ainda trabalham juntas para servir aos clientes criativos - os usuários de Mac compram os produtos Creative Suite, da Adobe -, mas, além disso, existem outros interesses comuns".

E segue citando que a Adobe diz que o Flash é aberto, "mas de fato o oposto é verdadeiro". E explica: "A Adobe caracterizou nossa decisão como voltada aos negócios - eles dizem que queremos proteger a App Store - mas o fato é que a realidade é baseada em temas tecnológicos". Jobs afirma que o Flash é 100% proprietário, disponível apenas pela Adobe.

"A Apple tem diversos produtos proprietários também. Embora o sistema operacional para o iPhone, iPod e iPad seja proprietário, acreditamos que todos os padrões para a web devem ser abertos. Em vez de usar Flash, a Apple adotou HTML5, CSS e JavaScript, todos abertos". "A Apple também cria padrões abertos para a web", disse Jobs.

O executivo-chefe da Apple ainda cita a questão da "web completa" com vídeos online. "O que a Adobe não diz é que quase todo vídeo também está disponível em um formato mais moderno, o H.264, e que pode ser visto em iPhones, iPods e iPads. O YouTube, com cerca de 40% dos vídeos da web, brilha em um aplicativo presente em todos os dispositivos móveis da Apple", escreveu. "Outra crítica da Adobe é que os dispositivos da Apple não rodam jogos em Flash. Isso é verdade. Felizmente, existem 50 mil jogos e títulos de entretenimento na App Store, muitos deles gratuitos".

O CEO da Apple ainda cita questões de segurança, duração da bateria e compatibilidade com telas sensíveis ao toque relativas ao Flash. Jobs conclui a carta com "a razão mais importante": "A Adobe também quer que os desenvolvedores adotem o Flash para criar aplicativos para rodar em nossos aparelhos móveis. Sabemos, de experiências dolorosas, que deixar uma camada adicional de software surgir entre a plataforma e o desenvolvedor resulta em aplicativos abaixo do padrão e engessam o aprimoramento e o progresso da plataforma".




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: