domingo, maio 02, 2010

Empresas planejam desenvolver software padrão para celulares

As empresas japonesas Sharp, Panasonic, Fujitsu e NEC estão planejando desenvolver uma plataforma de software padrão para seus celulares. O software estará disponível em dois anos e funcionará, em princípio, com a tecnologia disponibilizada pela empresa de telefonia móvel NTT DoCoMo.

A fabricante de chips Renesas também está envolvida no projeto. Segundo o site TGDaily as empresas anunciaram que o novo software será compatível ao Symbian e Linux e que a compatibilidade com sistemas operacionais abertos, como Android está sendo estudada.A nova plataforma deve oferecer uma maior velocidade de processamento de vídeos de alta qualidade bem como o processamento de gáficos 3D para funções avançadas de multimídia. "Será um novo padrão para os fabricantes de celulares do mundo todo", afirmam.

As empresas envolvidas no projeto esperam reduzir em até 50% os custos de desenvolvimento de novos aparelhos, que vão de U$210 a U$320 milhões, afirma o TGDaily. As empresas declararam que "em particular, a nova plataforma permitirá que os fabricantes de celulares Fujitsu, NEC, Panasonic Mobile Communications e Sharp evitem desenvolver as funções básicas dos aplicativos, permitindo-lhes assim reduzir significativamente o tempo e o custos de desenvolvimento, podendo investir mais tempo e recursos na criação de características específicas do fabricante do aparelho".

Ainda de acordo com o TGDaily, as quatro empresas parceiras somam juntas 70% de todo o mercado de aparelhos celulares no Japão, mas são inexpressivas no mercado mundial, representando apenas 2%. A idéia é que, a partir dessa nova plataforma, elas ganhem mais força fora da fronteira do país.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: