domingo, abril 25, 2010

Smartphones a um passo da tradução simultânea


Já pensou estar falando com alguém em outra língua e ter as frases traduzidas instantaneamente? Em breve, isso será possível.

A tradução instantânea por voz foi tema da Mobile Voice Conference 2010, em São Francisco. Diversos fabricantes afirmaram que a ferramenta já é possível em algumas situações.

O grande empecilho desse tipo de tecnologia é a complexidade gramatical e cultural a que o software tem de compreender e traduzir.

Um desses fabricantes é a Novarius, que demonstrou um software capaz de traduzir simultaneamente frases comuns. Já a Fluential, outra fabricante, demonstrou um sistema baseado em servidores para a tradução em um hospital.

Os softwares não podem traduzir a fala toda, mas são rápidos o suficiente para trazir uma conversa mantendo o ritmo normal da fala. O software da Novarius, por exemplo, tem como objetivo que um viajante fale determinadas frases em um celular e receba a tradução delas na língua local.

Tanto o software da Novarius quanto o da Fluential ainda não estão disponíveis no mercado, mas há previsão de comercialização.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Nenhum comentário: