sábado, abril 24, 2010

Nokia 6710 é um belo co-piloto virtual


Smartphone navegador tem mapas na memória e capricha nas instruções de voz

Sair de carro com o GPS do smartphone ligado é uma maravilha, mas baixar os mapas quando não se tem um pacote 3G ilimitado pode ser a maior furada. A boa notícia é que a Nokia liberou navegação gratuita para alguns modelos, incluindo o Navigator 6710, um especialista no assunto. Ele traz no cartão de memória o programa Nokia Maps, que cobre cidades brasileiras. Além de economia com internet, proporciona ainda ganho de performance, pois é rápido como um GPS automotivo. Desbloqueado, ele custa 999 reais.

Durante os testes de sua principal função pelas ruas de São Paulo, o aparelho se portou muito bem. Mesmo com a visualização limitada pela tela de apenas 2,6 polegadas, foi possível enxergar todas as instruções sem fazer confusão. Os comandos de voz também foram passados com a devida antecedência em relação às manobras. A localização dos satélites mostrou-se rápida, principalmente quando o método de GPS assistido pela rede celular estava ativado – mas, nesse caso, o celular gastou alguns megabytes de dados.

O menu principal do programa de navegação não é muito parecido com o dos aparelhos de GPS automotivos. Ele não possui campos específicos para busca de cidades ou ruas, por exemplo. Para encontrar destinos, é necessário digitar o endereço completo. Nada que alguns minutos de prática não resolvam. Também é preciso ter paciência com a digitação via teclado alfanumérico. Um problema é a pouca quantidade de pontos de interesse cadastrados. Uma vantagem é o suporte para colocar o modelo no vidro do carro.
Poderoso também fora do carro


Suprindo faltas de suas versões anteriores, agora o Navigator 6710 tem pacote completo de conexões: 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Quando se fala de conectividade e aplicativos, portanto, ele fica devendo muito pouco aos smartphones topo de linha da marca. Seu processador de 600 MHz acelera o celular de forma competente, mas sofre para manter muitos programas abertos e ainda trabalhar com velocidade.

Com 5 megapixels, a câmera segue o padrão Carl Zeiss de qualidade. Tem flash duplo de LED, foco automático, estabilizador óptico e ajuste de exposição, por exemplo. As fotos tiradas no INFOLAB ficaram muito boas, mesmo em ambientes com iluminação apenas razoável. Os arquivos de imagem, vídeo e música vão para o cartão microSD de 2 GB, já que a memória interna tem somente 50 MB.

Entre os programas pré-instalados no celular, não há nada muito diferente do que vemos na maioria dos aparelhos com Symbian. Ele tem QuickOffice com suporte à versão 2007 do pacote de escritório (exceto PowerPoint) e acesso rápido a alguns serviços na internet, como YouTube e Facebook. No mais, vale apenas ressaltar o visual bonito da galeria de imagens e a tela de ótima qualidade até para rodar jogos e pequenos vídeos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: