domingo, abril 04, 2010

Intel estreia novos Xeon e Core no Brasil


Die de circuito integrado com aproximadamente 50 processadores Intel Xeon 5600


SÃO PAULO - A Intel anunciou, hoje, o lançamento no Brasil de novos processadores com recurso vPro, tecnologia da Intel desenhada para chips que devem permanecer em funcionamento com nível mínimo de interrupções.

Entre os chips apresentados em evento em São Paulo estão os modelos Xeon 5600 e 7500, usados em máquinas para data centers e novos modelos do Core i5 com vPro (para desktops) e Core i5 e i7 com vPro (para notebooks.)
Entre as características de chips com vPro está a possibilidade de gerenciamento remoto KVM, com a transmissão da tela gráfica e das funções teclado, vídeo e mouse. Isso é feito com capacidades gráficas integradas aos chips, que possibilitam, inclusive, o controle de uma máquina a distância mesmo se seu sistema operacional não estiver em funcionamento.

Na prática, isto permite corrigir problemas numa máquina mesmo quando seu sistema operacional não responde.

Segundo a Intel, os novos chips Xeon são projetadas para ambientes de missão crítica e data centers. Os Xeon 5600 são para máquinas de 2 processadores e contam com até 6 núcleos por processador.

Os chips trazem também novidades em segurança, pois incorporam as tecnologias de criptografia e descriptografia no hardware em AES-NI, ganhando em até 89% em velocidade e consumindo 30% a menos de energia que a geração anterior, diz a Intel.

Já os processadores Xeon 7500 possuem até 8 núcleos e são indicados para máquinas com quatro processadores ou mais, podendo aglomerar até 256 chips por servidor. Eles são dirigidos especialmente para empresas que realizam consolidação de servidores em ambientes de virtualização.

Segundo Edson Rodrigues, executivo da divisão de negócios da Intel, o chip Xeon 5600 bateu 20 recordes de desempenho comparado com outros da própria empresa. E, devido à microarquitetura dos chips, apelidada de Nehalem, a economia de energia ficaria na casa dos 92% em relação aos processadores de cinco anos atrás.

Em contrapartida, a maior concorrente da Intel, a AMD, anunciou no exterior, também esta semana, sua nova série de chips Opteron 6000, com 8 ou 12 núcleos. Enquanto o preço de mil unidades do chip de 8 núcleos mais barato da Intel é 2 461 dólares, o da AMD de 12 núcleos pode custar 1 200 dólares.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: