quarta-feira, março 31, 2010

Tecnologia 3D tem que conquistar seu lugar dentro de casa


Em recente evento em Boston, a Panasonic fez uma demonstração de seu mais recente produto 3D: um televisor de plasma com tela de alta definição de 50 polegadas, que chegará ao mercado no mês que vem ao preço de US$ 2.499.

Em uma sala escura, coloquei o óculos de US$ 150 e assisti cenas de cascatas e caminhadas em imagens tridimensionais mais claras e nítidas do que qualquer coisa que eu tenha visto nos cinemas. Sem oferecer números específicos, a Panasonic afirmou que vendeu todo o estoque disponível de outros de seus modelos 3D em apenas uma semana, nos Estados Unidos.

Os anúncios da Panasonic e de outros grandes fabricantes como Mitsubisihi, Toshiba, Sony e Philips significam que os consumidores em breve poderão comprar muitos produtos 3D diferentes: televisores, aparelhos de Blu-ray, videogames e até mesmo câmeras. Um novo padrão Blu-ray para 3D também deve facilitar para as companhias a produção de conteúdo em 3D executável em todos os televisores 3D.

"Cerca de 8% dos televisores vendidos aos consumidores dos Estados Unidos este ano serão 3D, e no que vem essa proporção dobrará", disse Robert Perry, vice-presidente sênior da divisão Panasonic Consumer Electronics.

Já que os televisores de alta definição precisaram de oito anos para conquistar o mercado, Perry prevê que "precisaremos de quatro ou cinco anos para que metade dos televisores vendidos nos Estados Unidos tenham capacidade 3D. Mas depois disso a proporção vai subir muito rápido".

Os fabricantes esperam que a popularidade dos filmes 3D ajude a levar essa tecnologia aos lares. "Existe maior conscientização sobre o 3D", disse Jonas Tanenbaum, vice-presidente de marketing de televisores LCD e LED na Samsung, que este ano está oferecendo 15 modelos de televisores 3D, em versões LED, LCD e plasma, com preços de US$ 1.699 a US$ 5 mil. No entanto, alguns especialistas demonstram mais ceticismo quanto à adoção ampla.

A DisplaySearch, uma empresa de pesquisa, prevê que este ano 1,2 milhão de televisores 3D serão vendidos, e que no ano que vem o total chegará a quatro milhões, ante os 200 mil vendidos em 2009. Jennifer Colegrove, diretora de tecnologias de tela na DisplaySearch, disse que todos esses televisores - que podem também funcionar em modo 2D - serão usados primordialmente para assistir a programação em 2D.

"A maioria das pessoas que compra televisores 3D não usará o recurso", disse. Um dos obstáculos, segundo Colegrove, é que alguns televisores 3D não funcionam bem sob iluminação fluorescente ou de halogênio (a luz interfere com o emissor infravermelho que transmite sinais do televisor aos óculos 3D).




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

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