quarta-feira, março 31, 2010

Como fugir do antivírus falso


Programa simula detecção feita por um antivírus real


O scareware, também conhecido como falso antivírus, é uma modalidade de golpe virtual criada para assustar as pessoas, simulando a detecção de diversos vírus no computador.


Em muitos casos, ele é capaz de travar o acesso ao sistema até que o usuário siga uma série de procedimentos que terminam com o pagamento de um “resgate” aos criadores da ameaça. As soluções costumam liberar o uso da máquina, mas não apagam o código malicioso.
“O antivírus falso funciona como uma solução de segurança, mostrando ao usuário uma série de arquivos supostamente infectados, incluindo programas autênticos. Então, ele informa que só é possível se livrar da contaminação se uma quantia específica for paga. Esse valor pode chegar a US$ 50”, explica Fioravante Souza, especialista em segurança digital da Trend Micro.


Ele aponta que essa contaminação funciona de várias formas, todas envolvendo técnicas de engenharia social. Os criminosos criam armadilhas para as pessoas que acessam páginas comprometidas, baixam e instalam os arquivos.


Uma das práticas mais comuns para atrair o usuário utiliza o Black Hat SEO (Search Engine Optimization) como base. Ela consiste na introdução de links contaminados em motores de busca como o Google e o Bing, por exemplo.


“São criados sites sobre eventos recentes, como tragédias e notícias de celebridades, onde são aplicadas técnicas que auxiliam o desempenho nas buscas. Quando eles aparecem nas primeiras colocações, links são alterados, levando à contaminação”, afirma Fioravante.


Nenhum comentário: