sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Samsung, Hynix e mais 7 estão na mira da União Europeia

Samsung Electronics, Infineon, Hynix e mais sete outras fabricantes de chips devem enfrentar em breve acusações da União Europeia de fixação de preços, afirmaram quatro fontes próximas do assunto.
Além dessas empresas, enfrentarão acusacões Micro Technology, Hitachi, Toshiba, Mitsubishi Electric e Nanya Technology, disseram as fontes.

"Um comunicado de objeções deve ser divulgado na sexta-feira", afirmou uma das fontes, referindo-se a uma das acusações da Comissão Europeia, o braço executivo do bloco de países.

A Infineon informou em dezembro do ano passado que o órgão de regulação da concorrência da UE abriu procedimentos formais contra a empresa sobre suspeita de práticas anticompetitivas no mercado europeu de memórias DRAM, usadas em computadores, por exemplo.

As fontes afirmaram que as companhias devem acertar um acordo com a Comissão sob um novo procedimento introduzido em 2008, possivelmente marcando a primeira vez em que admitem tomar parte em cartel em troca por desconto de 10% em multas.

A Comissão pode impor penalidades de até 10 por cento do faturamento de uma companhia que infringir regras da UE.

Autoridades regulatórias da Coréia do Sul encerraram em 2007 investigação sobre suspeita de fixação de preços por Samsung, Micron, Hynix e Infineon. Um executivo da Samsung admitiu responsabilidade em abril de 2007 sobre a prática de fixação de preços durante uma longa investigação do governo dos Estados Unidos sobre o mercado de chips de memória de computadores.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Nenhum comentário: