sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Confira o melhor do Mobile World Congress em Barcelona


O Mobile World Congress reuniu na última semana, em Barcelona, os principais fabricantes de telefones celulares, equipamentos de rede e telecomunicações em geral. O evento é uma vitrine para os principais lançamentos em celulares e smartphones para os próximos meses, e nós selecionamos os principais destaques.
Motorola
A norte-americana continua a investir na plataforma Android, do Google. A novidade mostrada foi o Quench, com uma tela sensível ao toque de 3,1 polegadas, conectividade 3G, Wi-Fi e GPS, câmera de 5 megapixels com flash LED, acesso a serviços do Google (roda Android 1.5) e vem com a plataforma MotoBlur, que integra contatos e mensagens de redes sociais, como Facebook e Twitter. Até então, todos os modelos da Motorola com Android (Cliq, Milestone, BackFlip) vinham com teclado QWERTY integrado.

O aparelho começa a ser vendido ainda neste trimestre em "várias regiões do mundo", de acordo com a Motorola, e terá o nome CLIQ XT nos Estados Unidos (com exclusividade da operadora T-Mobile).

Sony Ericsson
A Sony Ericsson também mostrou dois Androids, mas não está restrita a essa plataforma. O destaque ficou versões reduzidas do Xperia X10, primeiro Android da fabricante sueca anunciado no ano passado. Os dois aparelhos têm as mesmas configurações (3G, GPS, Wi-Fi, câmera de 5 megapixels, tela de 2,5 polegadas e rodam Android 1.6).

Sua diferença está na existência de um teclado QWERTY, presente no X10 mini pro ¿ o X10 mini é apenas touchscreen. Além disso, o X10 mini virá em seis cores (branco, preto, rosa, verde, vermelho e prata), contra apenas duas X10 mini pro (branco ou preto). Serão lançados no segundo semestre, sem previsão de preço.

Além do Android, a Sony Ericsson anunciou o Vivaz Pro, uma versão com teclado QWERTY do smartphone Vivaz ¿ capaz de registrar vídeo em alta definição ¿ que roda o sistema operacional Symbian. Será lançado no segundo trimestre.

Puma/Sagem Wireless
Em parceria com a francesa Sagem Wireless, a Puma anunciou seu primeiro smartphone, o Puma Phone, com carregador solar na parte traseira do aparelho e acesso a conteúdo exclusivo da marca.

O Puma Phone vem com uma tela sensível ao toque de 2,8 polegadas, câmera de 3,2 megapixels com flash LED e vídeos em resolução VGA (640 x 480), rádio FM, tocador de MP3, GPS, itens esportivos (pedômetro, rastreador GPS e cronômetro), conectividade 3G, Bluetooth e USB 2.0.

Segundo a Puma, a bateria do aparelho permite 5 horas de conversação e 350 horas em stand-by. O smartphone sai em abril na Europa, e seu preço sugerido não foi divulgado.

Microsoft
A Microsoft mostrou a nova geração do sistema operacional para celulares Windows Phone, chamada Windows Phone 7 Series. Os primeiros aparelhos compatíveis com o novo sistema móvel serão lançados no final do ano por fabricantes como Dell, Garmin-Asus, HTC, HP, LG, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba e Qualcomm.

A companhia diz que o Windows Phone 7 traz uma nova interface e se integra melhor à web e aplicativos, com games da XBox Live e músicas e vídeos da plataforma Zune, que irão rodar apenas no sistema da Microsoft. Steve Ballmer, CEO da empresa, disse, em um comunicado "que em um mercado cheio de telefones que parecem iguais e fazem as mesmas coisas, desafiei o time a criar um novo tipo de experiência móvel".

Os celulares com Windows Phone 7 terão um botão dedicado para buscas com o Bing. A tela inicial terá blocos "vivos" mostrando conteúdo em tempo real vindo de aplicativos e contatos, e serão seis áreas principais na interface (pessoas, fotos, games, música e vídeo, Office e Marketplace). Resta agora saber se os consumidores vão continuar a comprar aparelhos com o sistema Windows Phone atual (6.5) ou esperar pela nova versão.

Samsung
A Samsung finalmente lançou seu primeiro smartphone com a plataforma Bada, desenvolvida pela fabricante coreana para concorrer com outros sistemas operacionais para celular, como iPhone, Android e Symbian.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: