sexta-feira, janeiro 08, 2010

Computador da década de 80 ressurge após 16 anos


Lançado em 1985, o Amiga (produzido pela americana Commodore) sacudiu o mercado de computadores pessoais: em uma época em que os PCs tinham gráficos monocromáticos e bipavam, ele já produzia imagens em 4096 cores e tinha som estéreo. Ao longo de 11 anos no mercado (e várias gerações de hardware), o Amiga ajudou a popularizar o conceito de computador multimídia e conquistou milhões de fãs, mas não sobreviveu à invasão dos PCs baratos em meados da década de 90. Mas depois de décadas de tentativas frustradas por inúmeras empresas, os fãs tem motivo para comemorar: um novo Amiga está chegando ao mercado.
Batizado de AmigaOne X1000, em homenagem ao Amiga 1000 original (lançado em julho de 1985), a máquina projetada pela empresa A-Eon terá um processador PowerPC dual-core ainda não identificado rodando a "pelo menos 1,6 GHz", além de todos os confortos de um PC moderno: 4 slots para memória RAM DDR2, 10 portas USB 2.0, som em 7.1 canais, 2 slots PCIe x16, 2 slots PCIe x1, 4 conectores SATA, 1 conector IDE, leitor de cartões Compact Flash e interface de rede Gigabit Ethernet, tudo acomodado em uma placa-mãe ATX padrão. Obviamente, devido ao processador PowerPC, não será possível rodar Windows e seus programas nele, mas é possível que surja uma distribuição de Linux voltada para o aparelho.

Mas o principal destaque é um co-processador completamente programável apelidado de Xena, com poder de processamento estimado em 400 MIPS e que pode ser "moldado" ao gosto do freguês (ou programador), seja para controlar um periférico ou funcionar como DSP para processamento de áudio. Segundo a A-Eon, "o Amiga era famoso por seus processadores customizados. Agora ele tem um processador customizável".

Ele é acompanhado por um slot especializado batizado de "Xorro", que fornece 64 linhas de I/O que podem ser configuradas como entrada, saída ou para comunicação bidirecional. Com isso, é possível criar placas que podem se comunicar com o co-processador, e até mesmo "empilhar" outros co-processadores criando um "cluster".

Segundo a A-Eon, o Amiga X1000 será voltado a "profissionais e entusiastas sérios", assim como o Amiga original, e rodará o sistema operacional Amiga OS 4, desenvolvido pela Hyperion Entertainment. Preço e data de lançamento ainda não foram anunciados.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: