quinta-feira, agosto 13, 2009

EUA: banco planeja liberar depósito em cheque pelo iPhone


A internet eliminou muita papelada das transações bancárias, mas não há como evitar o papel quando você recebe um cheque. Agora, um banco quer permitir que os clientes depositem cheques imediatamente - através de seus telefones.


O USAA, banco privado e empresa de seguros, planeja atualizar seu aplicativo do iPhone esta semana para introduzir uma funcionalidade de depósito de cheques, que exige que o cliente fotografe ambos os lados do cheque com a câmera do telefone.
"Estamos basicamente capturando a imagem do cheque e, depois de clicar em enviar, tal imagem vai para nosso sistema de recebimento de depósitos como qualquer outro cheque", disse Wayne Peacock, vice-presidente executivo do USAA.
Os clientes não terão que enviar o cheque ao banco pelo correio posteriormente; o depósito será totalmente feito de maneira eletrônica e o banco sugere que o cheque seja anulado e arquivado ou descartado no final. Mas para reduzir as potenciais fraudes, apenas os clientes qualificados para obtenção de crédito e que possuam algum tipo de seguro com a USAA terão permissão para usar esse depósito. Peacock disse que cerca de 60% dos clientes do banco cumprem com os requisitos.
O USAA pode parecer um inovador inesperado das transações bancárias móveis. Seu tamanho está logo abaixo dos 20 principais bancos dos Estados Unidos e a empresa presta serviços principalmente a militares, embora muitos de seus produtos estejam disponíveis a todos.
Mas com apenas uma filial, em San Antonio, e clientes que são enviados a missões por todo o mundo, a empresa tem agressivamente desenvolvido uma estratégia para oferecer transações bancárias a qualquer momento e em qualquer lugar. Há três anos, a empresa introduziu a opção de depositar um cheque sem sair de casa, usando um scanner. Isso fundamentou o depósito por telefone, que o USAA planeja oferecer em outros telefones este ano.
"A telefonia móvel terá um papel maior em como as pessoas comercializam e interagem com instituições financeiras", Peacock disse. "O grande valor que vemos está na economia de tempo".
Cerca de um milhão dos 7,2 milhões de clientes do USAA usa o celular para acessar suas contas - seja por mensagem de texto, navegador móvel ou um aplicativo do iPhone introduzido em maio. A opção de depósito, antecipada pelo USAA através de um vídeo online em junho, coloca o banco na vanguarda do esforço para transformar celulares em agências portáteis. "O USAA tem sido muito progressista nisso", disse Nick Holland, analista sênior do Aite Group, uma empresa de pesquisa de serviços financeiros.
As transações bancárias mais populares feitas através dos celulares são consulta de saldo, transferência de dinheiro, pagamentos e localização de caixas eletrônicos, dizem analistas. Mas, em geral, a transação bancária móvel tem sido lenta ao acompanhar a tecnologia. Holland disse que orçamentos mais apertados forçaram os bancos a focarem no uso de tecnologia para cortar custos ou gerar receita, ao invés de simplesmente inovar.
"Se os bancos conseguirem fazer com que as pessoas parem de ligar para os call centers com perguntas triviais e, em vez disso, enviem uma mensagem de texto", ele disse, "isso representaria uma economia de US$ 14 ao banco para cada atendimento".
Holland previu que outros bancos seguiriam o USAA e ofereceriam algum tipo de funcionalidade de depósito móvel, especialmente opções de depósito focadas em clientes com pequenas empresas que podem estar dispostos a pagar pela conveniência.
Um estudo divulgado recentemente pela comScore, uma empresa de medição de audiência digital, constatou que mais de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam transações bancárias móveis a cada mês, um número que deverá crescer à medida que as redes se tornarem mais rápidas e mais pessoas migrarem para smartphones. "Foi o iPhone que realmente impulsionou as coisas", disse Marc Trudeau, diretor sênior da comScore.
Embora a comScore tenha constatado que apenas 3% dos clientes de transações bancárias móveis usam aparelhos da Apple, Trudeau disse que o iPhone havia pavimentado o caminho para aplicativos que permitem que os clientes realizem tarefas de maneira mais eficiente do que com o navegador da web de um telefone.
Por exemplo, o Bank of America, que tem um aplicativo para iPhone, possui mais de três milhões de clientes que realizam transações bancárias móveis e 43% deles fazem isso por meio de um iPhone ou iPod touch, disse Tara A. Burke, porta-voz da empresa.
Um celular também está ao alcance das mãos, por isso ele é potencialmente mais conveniente do que um computador. Na verdade, a comScore descobriu que as pessoas geralmente usam as transações bancárias móveis de casa. "Todos nós já vimos anúncios que mostram pessoas realizando transações bancárias em uma praia no Caribe", Trudeau disse. "Mas a realidade é muito mais mundana do que isso".

Fonte: www.terra.com.br

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