A célula fotovoltaica é uma tecnologia antiga, promissora, porém cara no atual estágio de conhecimento.
Inicialmente foi sua aplicação se restringia a suprir veleiros e sistemas geradores em áreas isoladas de difícil acesso.
Ao longo das últimas décadas têm sido desenvolvidos outros projetos como veículos movidos a sol, pequenas centrais geradoras e recentemente as células fotovoltaicas têm sido usadas em caráter experimental em aeronaves.
Outra tecnologia muito promissora é a de células de hidrogênio. Apesar de ainda existirem algumas dificuldades técnicas, no Japão já há carros fabricados em escala industrial. Em resumo, a célula de hidrogênio faz o processo inverso da eletrólise. Ou seja, transforma hidrogênio e oxigênio em água pura, gerando energia.
O Projeto Hy-Bird pertence a Lisa Airplains e pretende construir uma aeronave combinando essas duas tecnologias.
De dia os painéis solares captarão energia para acionar hélices e fazer a eletrolise de água acumulando hidrogênio e oxigênio. A noite os motores elétricos serão movidos pela energia gerada nas células de hidrogênio. O ciclo da água é fechado de forma a permitir que o sistema funcione continuamente.
O projeto pretende lançar um protótipo que de a volta ao mundo coando dia e noite.
Quando essa tecnologia se tornar comercialmente viável, o custo da aviação será reduzido e principalmente, viajar de avião deixará de ser lesivo ao meio ambiente como é atualmente.
Apesar dos desafios que há pela frente o projeto é extremamente promissor.
Inicialmente foi sua aplicação se restringia a suprir veleiros e sistemas geradores em áreas isoladas de difícil acesso.
Ao longo das últimas décadas têm sido desenvolvidos outros projetos como veículos movidos a sol, pequenas centrais geradoras e recentemente as células fotovoltaicas têm sido usadas em caráter experimental em aeronaves.
Outra tecnologia muito promissora é a de células de hidrogênio. Apesar de ainda existirem algumas dificuldades técnicas, no Japão já há carros fabricados em escala industrial. Em resumo, a célula de hidrogênio faz o processo inverso da eletrólise. Ou seja, transforma hidrogênio e oxigênio em água pura, gerando energia.
O Projeto Hy-Bird pertence a Lisa Airplains e pretende construir uma aeronave combinando essas duas tecnologias.
De dia os painéis solares captarão energia para acionar hélices e fazer a eletrolise de água acumulando hidrogênio e oxigênio. A noite os motores elétricos serão movidos pela energia gerada nas células de hidrogênio. O ciclo da água é fechado de forma a permitir que o sistema funcione continuamente.
O projeto pretende lançar um protótipo que de a volta ao mundo coando dia e noite.
Quando essa tecnologia se tornar comercialmente viável, o custo da aviação será reduzido e principalmente, viajar de avião deixará de ser lesivo ao meio ambiente como é atualmente.
Apesar dos desafios que há pela frente o projeto é extremamente promissor.
Fonte: www.ofca.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário