quinta-feira, agosto 13, 2009

Festival exibe tecnologias para um futuro próximo

Anualmente, a revista Wired realiza o NextFest, um festival que apresenta inovações com potencial para transformar o mundo. Nesta quinta edição do evento, realizado em Chicago, estão sendo exibidos, até o próximo dia 12, quase 50 criações 'visionárias' em diferentes áreas que vão do design à robótica, passando por segurança, transporte, comunicação, jogos e mais.
Chama a atenção a Hoverit Lounger, uma cadeira que utiliza a força magnética e como que flutua no chão - seu criador diz que, graças ao magnetismo, ela pode beneficiar quem tem problemas musculares como lombalgias e dor de cabeça.
Também chama a atenção o veículo mostrado pela HumanCar, que radicaliza na proposta ecológica: não usa combústivel fóssil e sim uma combinação da força humana e - quando é preciso - eletricidade.
Algumas das atrações mostradas já são conhecidas, como os carros futuristas da Toyota i-Real e i-Swing. Estão expostos, também, além de outros carros avançados, um robô-ovelha cortador de grama; um sistema que, mediante a interação de celulares com uma cortina de LEDs permite criar desenhos; células solares ultra-eficientes que têm capacidade muito maior de armazenar energia e um papel especial que apaga o que for impresso nele em até 24 horas para que possa ser reutilizado, entre outras criações.
Cabe destacar ainda o Immersa-Dome, anunciado como o primeiro sistema de realidade virtual baseado em projeção multisensorial do mundo. Desenvolvido pela empresa Aardvarck, ele permite ao usuário, sentado na confortável cadeira e com a cabeça dentro do domo, curtir uma aventura virtual sem sequer precisar tocar os controles. Saiba mais sobre o evento no endereço www.wirednextfest.com/

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: