O estilo de fotografia conhecido tilt-shift (ou tilt and shift) apresenta fotografias de objetos ou cenários reais que, após sua aplicação, tornam-se semelhantes a miniaturas e maquetes. A primeira lente desenvolvida especialmente o efeito foi a Canon TS35mm f/2.8 S.S.C em 1973. Utilizado até em comerciais de banco, o tilt-shift agora começa a ganhar espaço na internet.
Estão sendo desenvolvidos sites que permitem a criação instantânea do efeito, para que o usuário não precise de nenhuma técnica de fotografia ou de Photoshop para utilizá-lo.
É o que oferece o site TiltShiftMaker (http://tiltshiftmaker.com/), que garante o efeito em apenas três passos simples: realizar o upload da foto (da internet ou do próprio computador), selecionar a área em foco e, em seguida, realizar o preview do resultado.
A ferramenta oferece também algumas opções para o ajuste do foco, para usuários mais preocupados com os detalhes da foto.
Além do TiltShiftMaker, existe também o TiltShift Generator (http://labs.artandmobile.com/tiltshift/), um pouco mais complexo, mas ainda bastante simples, com a possibilidade de alteração de foco, brilho, contraste, entre outros elementos da fotografia, com a possibilidade de visualização simultânea das alterações. O Generator já está disponível também em um aplicativo para o iPhone, encontrado gratuitamente no site Ars & Mobile (http://artandmobile.com/tiltshift/).
Para aqueles que preferem utilizar o Photoshop na hora do preparo do tilt-shift, o site Tutoriais Photoshop (acessível pelo atalho http://tinyurl.com/cchby6) ensina detalhadamente (e com imagens) as técnicas básicas para sua realização.
Fonte: www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário