segunda-feira, dezembro 14, 2009

Cientistas americanos criam "bateria de papel"


Cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria e um supercapacitor com um simples pedaço de papel embebido em uma tinta com nanotubos de carbono e nanofios de prata. A "bateria de papel" poderá um dia substituir as baterias de Lítio atuais.
"Os nanomateriais são estruturas unidimensionais com diâmetros muito pequenos, o que ajuda a tinta a juntar-se mais fortemente ao papel fibroso, tornando a bateria e o supercapacitor muito duráveis", disse o pesquisador Cui ao site de notícias de Stanford. "O supercapacitor de papel pode durar até 40 mil ciclos de carga-descarga ¿ pelo menos dez vezes mais que as baterias de lítio."
Os nanomateriais também poderiam ser condutores ideais porque a energia se move mais eficientemente por eles do que pelos condutores comuns.
Cui já havia criado dispositivos de armazenamento de energia com nanomateriais e plásticos. No entanto, sua nova pesquisa mostrou que uma bateria de papel é mais durável, porque a tinta adere mais fortemente a suas fibras. Além disso, o papel pode ser amassado, dobrado, ou mesmo mergulhado em soluções ácidas ou básicas,que o dese mpenho permanece o mesmo. "Nós só não testamos o que acontece quando ele é queimado", disse Cui.
De acordo com o cientista, um supercapacitor de papel poderia ser especialmente útil para aplicação em carros elétricos ou híbridos, que dependem de uma transferência rápida de energia elétrica.
O impacto da nova tecnologia poderia ser verificado no armazenamento de eletricidade em grande escala nas redes de distribuição. A energia elétrica excedente gerada durante a noite, por exemplo, poderia ser guardada para uso nos períodos de pico de consumo durante o dia. Parques eólicos e sistemas de energia solar também poderiam exigir esse tipo de armazenagem.
"Essa tecnologia tem potencial para ser comercializada em um curto espaço de tempo", disse Peidong Yang, professor de química na Universidade de Califórnia-Berkeley. "Eu não acho que ficará limitada apenas a dispositivos de armazenamento de energia", disse ele. "Ela poderia ser tornar um eletrodo flexível e de baixo custo para qualquer aparelho elétrico."
O trabalho de Cui é relatado no artigo Highly Conductive Paper for Energy Storage Devices, publicado online esta semana no Proceedings of the National Academy of Sciences. Um vídeo sobre a tecnologia pode ser visto no atalho tinyurl.com/yla5m9u.

Nenhum comentário: