segunda-feira, dezembro 07, 2009

Rumo à pílula anticoncepcional masculina





Cientistas encontram hormônio e receptor que “ligam” e “desligam” a fertilidade masculina.


A pesquisa do The Queen’s Medical Research Institute, do Reino Unido, pode auxiliar no desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina e também no tratamento da infertilidade.
Por enquanto, os estudos feitos em ratos já mostraram grandes resultados – e os pesquisadores acreditam que terão o mesmo sucesso em outros mamíferos, inclusive humanos.
Dois grupos de ratos foram estudados: o primeiro era normal, mas o segundo não possuía um gene em determinadas células dos testículos. Esse gene contém os códigos para os receptores de hormônios andrógenos. Nos ratos com genes removidos, a produção de esperma diminuiu drasticamente, cerca de 86%, quando comparada ao grupo normal.
Segundo os pesquisadores, esses resultados indicam caminhos na formação do espermatozóide até então desconhecidos. Eles apontam que os hormônios andrógenos e seus receptores são os principais alvos para se desenvolver medicamento anticoncepcional masculino. Além disso ele também poderia ajudar na produção de remédios que aumentassem a produção de esperma.
A pesquisa foi publicada em Dezembro na The FASEB Journal.


Nenhum comentário: