sexta-feira, dezembro 11, 2009

O próximo avanço: realidade aumentada


Expectativa é de que a receita associada à realidade aumentada cresça dos 6 milhões de dólares estimados em 2008 para mais de 350 milhões de dólares em 2014.

Os adeptos da tecnologia e os programadores que estão em busca do próximo grande avanço tecnológico se reuniram na semana passada em Roterdã, Holanda, para serem informados sobre a "realidade aumentada", divulgada como algo que mudaria sua visão de mundo.
Ao contrário da realidade virtual, a realidade aumentada combina em uma tela imagens do mundo real e imagens geradas em computador, geralmente em tempo real.
Por exemplo, uma pessoa que tivesse nas mãos um celular equipado com câmera, sensor de posicionamento global (GPS), bússola e o software apropriado poderia apontar o aparelho para uma rua da cidade e sobrepor à imagem registrada fotos antigas de ruas ou edifícios históricos.
A companhia holandesa Layar é um dos principais fornecedores mundiais do software que torna possível a realidade aumentada.
"Não seria ótimo estar em algum lugar e poder ver que aparência ele tinha em dado momento do passado?", disse Claire Boonstra, uma das fundadoras da Layar, "A pessoa poderia se transportar a locais completamente novos."
O Layar está disponível no iPhone 3Gs, da Apple, e nos celulares equipados com o sistema operacional Google Android.
Claire Boonstra demonstrou diferentes formas de uso para a realidade aumentada, como uma visita turística guiada à Londres dos Beatles, a exibição de obras digitais de arte nas ruas da cidade ou para um jogo de Pac-man na calçada.
A expectativa é de que a receita associada à realidade aumentada cresça dos 6 milhões de dólares estimados em 2008 para mais de 350 milhões de dólares em 2014, de acordo com relatório divulgado no mês passado pela ABI Research.
A realidade aumentada não é exatamente novidade. Na verdade, ela existe há cerca de 15 anos.
As redes de TV estiveram entre os primeiros usuários, usando imagens digitalizadas para melhorar suas transmissões - por exemplo em provas de natação. Já produtores de videogames como a Sony e a Microsoft adotaram a tecnologia de realidade aumentada para criar jogos mais interativos.




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