sexta-feira, dezembro 11, 2009

Levar PC de casa para trabalho é nova tendência, diz Gartner

O número de pessoas que utilizam computador próprio no ambiente de trabalho está em alta, de acordo com pesquisa publicada pela Gartner. Segundo o estudo, as empresas estão permitindo que seus funcionários escolham o melhor computador para suas necessidades, em vez de impor o uso de máquinas padrão, escolhidas pela companhia.
Os computadores pessoais começaram a aparecer nas empresas como uma forma de contenção de custos, quando os funcionários foram encorajados a utilizar seus próprios computadores durante o expediente, de acordo com o site The Inquirer. "No atual clima de contenção de custos, grandes empresas estão explorando todas as possibilidades oferecidas por arquiteturas e soluções de computação mais alternativas, que incluam o uso de computadores dos próprios funcionários", disse Annete Jump, diretora de pesquisas da Gartner.
A contrapártida para os funcionários é, além de operar uma máquina mais a seu gosto, uma maior liberdade sobre o uso da rede da empresa e de software.
Entretanto, há resistência por parte de algumas empresas, devido aos riscos de segurança causados pela inserção de computadores pessoais no ambiente empresarial, além dos custos gerados ao fazer com que os departamentos de TI tenham que dar suporte a um grande e diverso número de softwares e hardwares, conforme informações do blog Digits, no The Wall Street Journal.
Por causa disso, cerca de metade das empresas que fizeram parte da pesquisa da Gartner preferem proibir o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Mesmo assim, a tendência é que os computadores pessoais estejam cada vez mais presentes dentro das empresas, principalmente no setor de telecomunicações, tido como mais liberal.
Para garantir a segurança no ambiente de trabalho e possibilitar o uso de computadores pessoais, a Gartner sugere que as companhias tenham planos de gerenciamento de seus dispositivos. Segundo o site IT Business Edge, o uso dois sistemas operacionais ou a virtualização de programas de rotina, que podem ser executados em ambientes seguros, pode ajudar a criar uma diferenciação entre as tarefas pessoais e profissionais do funcionário.
Segundo a Gartner, essas medidas podem ter um custo elevado para as empresas, mas este "é mais do que compensado pela maior satisfação do funcionário e o seu potencial aumento de produtividade" em computadores próprios.
O relatório da pesquisa realizada pela Gartner pode ser conferido no atalho bit.lyGartnerReport.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: