sexta-feira, dezembro 11, 2009

GPS da Airis mostra o caminho em 3D


O 3D T935, com tela de 3,5 polegadas, tem sinal forte e orientações claras


Prédios em terceira dimensão e locutor que diz o nome da rua são alguns dos recursos da nova safra de GPS vendida no Brasil. E o modelo 3D T935, da Airis, tem isso e muito mais. Esse navegador com tela de 3,5 polegadas cabe no bolso e manda bem quando você está perdido no trânsito. É rápido para encontrar o sinal e dá orientações claras. Pela quantidade de recursos, seu preço não é abusivo: 807 reais.
Assim como os aparelhos mais completos nas indicações de rota, o modelo da Airis tem a ferramenta Text-to-speech, que informa o nome das ruas. A pronúncia não é robótica e resulta em informações precisas, como “mantenha-se à direita e, a 200 metros, vire à direita”. Só que o volume desse narrador poderia ser mais alto. Mesmo regulado no máximo, fica difícil ouvir os comandos com o rádio do carro ligado.
O 3D T935 também identifica a velocidade do carro e pode mostrar os radares à sua frente. Um bipe toca e vai se intensificando à medida que você se aproxima da câmera colocada na rua. Seu recurso chamariz, o mapa em 3D, não chega a ser imprescindível, pois há poucos prédios desenhados dessa forma na versão brasileira do produto. Mas é um detalhe legal e ajuda o motorista, em algumas ocasiões.
Sinal forte
Em nossos testes, o Airis 3D T935 encontrou sinal rapidamente e não se atrapalhou para recalcular a rota na saída de túneis, por exemplo. Este cálculo não chegou a demorar mais de dois segundos, na maioria dos casos. Também não temos reclamações quanto à agilidade do aparelho na indicação de caminho. Os avisos de curva e radar vêm sempre com boa antecedência.
O menu do navegador tem ícones grandes, e a procura de endereços é boa. Conforme você digita o nome de uma rua no teclado QWERTY, o modelo vai apagando algumas letras e deixa apenas as de nomes possíveis. Um inconveniente nessa parte são as abreviações, que nem sempre são muito óbvias. Na avenida Santo Amaro, por exemplo, é preciso digitar “Sto” em vez de “Santo”.
Equipado com mapas da Tele Atlas, o aparelho traz 311 cidades do Brasil navegáveis, num total de 1.294 identificadas. Os 57 mil pontos de interesse são outro destaque. Eles estão divididos em oito categorias, e o conteúdo é fornecido pelo Guia da Semana. Nos testes, a bateria durou 200 minutos, mas o aparelho desligou sem avisar que ela estava no final. Esse GPS pesa 164 gramas, aceita cartões SD e SDHC e também pode exibir fotos.




Nenhum comentário: