quinta-feira, dezembro 10, 2009

conquista novas tecnologias e chega ao e-book



Apesar de seus 40 anos de lançamento, os populares personagens da "Vila Sésamo" se mantêm em dia com as inovações tecnológicas e, nesta terça-feira, chegam a uma das poucas plataformas que ainda não tinham conquistado: os livros eletrônicos.
Durante suas quatro décadas no ar, os fantoches foram referência da televisão educativa e nem o passar do tempo nem a rápida transformação das formas de entretenimento das crianças conseguiram amedrontar o Monstro das Bolachas e seus amigos. Ao invés disso, eles também estão se adaptando às novas tecnologias e não chegam mais a seu público somente pela televisão e pelos livros, mas também através de seu site, seu canal no YouTube, videogames e até aplicativos para smartphones.
O próximo passo na conquista das novas tecnologias será dado nesta terça-feira, com o lançamento da primeira coleção de livros eletrônicos da "Vila Sésamo", um seriado infantil que chegou a ser transmitido em 140 países do mundo. O primeiro título que será vendido como livro eletrônico será "The Monster at the End of This Book", a publicação da "Vila Sésamo" de maior sucesso.
Os livros poderão ser acessados gratuitamente pelo site www.sesamestreet.org/ebooks, que, a partir de janeiro, disponibilizará mais títulos à coleção.
O lançamento, que coincide com o ano em que é comemorado o 40º aniversário de lançamento de "Vila Sésamo", permitirá que os interessados leiam os livros online, escutem as histórias por meio de "audiobooks" ou os utilizem de forma interativa.
"É importante usar qualquer tecnologia que possa trazer as crianças de volta à fascinação pela leitura e reforçar nossa missão de oferecer material educativo atrativo para que desenvolvam seu potencial máximo", disse nesta terça-feira à Agência Efe Scott Chambers, vice-presidente do setor de Distribuição Mundial da Sesame Workshop, a organização com sede em Nova York que está por trás do programa.
"Se as novas tecnologias podem ser utilizadas para ajudar uma criança a compreender ou ampliar uma ideia, devemos dar a elas a liberdade de usá-las", defendeu Chambers.
Nos primeiros meses de 2010, a Sesame Workshop prevê começar a oferecer novos títulos que serão pagos previamente. Também será estabelecido um programa de encomendas, pelo qual as famílias terão acesso a uma biblioteca de mais de 100 títulos que será atualizada mensalmente.
Ganhadora de um prêmio Emmy por seu trabalho de adaptação das novas tecnologias, a Sesame Workshop impulsiona assim seu esforço para chegar às crianças por meio de novas plataformas, com os mesmos objetivos de potencializar hábitos saudáveis, força emocional, desenvolvimento intelectual e capacidade crítica, explicou a diretora de Educação e Pesquisa em Meios Digitais da empresa, Makeda Mays Green.
Na loja virtual iTunes, da Apple, "Vila Sésamo" também tem discos, três temporadas do programa de televisão, dezenas de canções, um filme e um audiobook disponíveis.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: