quarta-feira, novembro 04, 2009

Teclado autolimpante usa luz ultravioleta para desinfectar


A empresa Vioguard lançou um teclado autolimpante com um exclusivo sistema de desinfecção das teclas. O dispositivo utiliza luz ultra-violeta, o que, segundo a empresa, é suficiente para eliminar os micróbios que se acumulam no aparelho.

O teclado, chamado de UVKB50, fica guardado numa espécie de gabinete quando não está em uso. Uma vez lá dentro, recebe raios ultravioletas, gerados por duas lâmpadas fluorescentes de 25 watts e distribuídos uniformemente sobre sua superfície por um refletor e um difusor. Nenhum hardware ou software adicional são exigidos para a utilização do aparelho.
O usuário é informado por LEDs quando a limpeza é concluída, mas o processo pode ser interrompido antes, caso seja necessário o uso do teclado. Para trazer o teclado para fora do gabinete, basta passar a mão por um sensor infravermelho.
Segundo o site Gizmag, um estudo da revista Which? Magazine concluiu que os teclados de computador podem hospedar bactérias mais prejudiciais e em maior quantidade do que um assento comum de vaso sanitário. No teclado usado durante os testes foi encontrado uma quantidade de bactérias 150 vezes maior do que o limite recomendado.
São esses germes que o teclado autolimpante irá eliminar. A empresa espera que a novidade possa ser usada, principalmente, em hospitais e consultórios, tanto que o seu lançamento foi realizado na reunião da Associação Americana de Cirurgia Oral e Maxilofacial, ocorrida este mês, em Toronto.
O produto custa US$ 899 e já está disponível no Canadá. A Vioguard está aguardando a aprovação da FDA, órgão americano que regula a comercialização de produtos ligados à saúde, para iniciar as vendas nos Estados Unidos, o que está previsto para o início de 2010.
A restrição vale apenas para profissionais de saúde, que precisam de equipamento certificado pela FDA. Consumidores comuns podem, desde já, comprar o aparelho pelo site Amazon, embora o ítem estivesse indisponível no momento da redação desta nota. Não há previsão para disponibilidade no Brasil.
Uma demonstração do teclado pode ser vista em tinyurl.com/yzs3qyn, e mais informações podem ser obtidas pelo site da Vioguard em www.vioguard.com.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: