domingo, novembro 08, 2009

Saara e Oriente Médio vão produzir energia


Mapa mostra produção estimada de energia. Os quadrados indicam a área necessária para produzir energia suficiente para (de cima para baixo): o mundo, a Europa, o Oriente Médio e Norte da África em conjunto e Europa, Norte da África e Oriente Médio juntos (dados de 2005).

Consórcio é formado para explorar o potencial solar e do deserto do Saara e Oriente Médio.
A DII GmbH é composta por doze empresas que, aliadas à Fundação DESERTEC, irão investir no abastecimento do Oriente Médio, Norte da África e Europa com energia solar.
A ideia é que, até 2050, 15% da demanda energética do velho continente possa ser atendida somente com esse projeto. Segundo pesquisa do Centro Aeroespacial Alemão, até esta data, uma instalação como a planejada poderá gerar 470 mil mega watts por ano.
O potencial energético do deserto é tanto que, como indicado no mapa, apenas uma pequena área de instalações seria necessária para abastecer todo o mundo.
Linhas de transmissão deverão cruzar o deserto do Saara e a região do Oriente Médio levando energia também à Europa. Os primeiros resultados devem ser entregues até 2015O investimento mínimo será de um bilhão de euros e alguns dos planos incluem o uso de água salgada para resfriar as unidades (ao invés de água doce, já tratada). Um dos estudos sugere que a sombra gerada pelas unidades também poderia ser usada para agricultura.
As empresas formadoras do consórcio são: ABB, Abengoa Solar, Cevital, Desertec Foundation, E.ON, HSH Nordbank, MAN Solar Millennium, Munich Re, M+W Zander, RWE, Schott Solar, and Siemens. Headquaters of DII will be in Munich, with Paul van Son leading the way as CEO.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: