sábado, novembro 28, 2009

Google vai exibir o Museu Nacional do Iraque na internet


O Google vai documentar os tesouros do Museu Nacional do Iraque e exibira, ná internet, fotografias das perças pertencentes às antigas civilizações a partir do início do ano que vem. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo diretor do Google, Eric Schmidt.
O museu foi saqueado durante o caos que se seguiu à derrocada de Saddam Hussein em abril de 2003 e só foi reaberto ao público no início deste ano. Schmidt, que percorreu o museu com o embaixador norte-americano Christopher Hill, disse que é importante que o mundo veja o rico patrimônio do Iraque e sua contribuição para civilização ocidental.
"A história das origens, praticamente da civilização, teve lugar aqui e tem sido preservada neste museu", destacou Schmidt em uma cerimônia, segundo a agência Associated Press, assistida pelos funcionários. "Não posso pensar em uma maneira melhor de usar nosso tempo e nossos recursos do que colocar as imagens e ideias desta civilização, desde o início, à disposição de milhares e milhares de pessoas em todo o mundo", destacou.
Schmidt disse que o Google tirou 14 mil fotografias do museu e suas peças, e que as imagens estarão disponíveis na internet em princípio de 2010.
As antiguidades que encontram no amplo depósito do museu e as peças de outros lugares do país também serão fotografadas conforme estejam disponíveis e, na sequência, serão colocadas na internet.
O museu figura entre as muitas entidades - incluindo ainda universidades, hospitais, bibliotecas e galerias de arte, que foram saqueadas ou incendiadas em todo o Iraque nos dias e semanas que se seguiram à queda de Saddam.
O museu abriga peças desde a Idade da Pedra até a era da Babilônia, a cultura assíria e os períodos islâmicos. A riqueza de sua coleção e sua importância como conservador de relíquias das primeiras civilizações provocaram uma onda de protestos em todo o mundo.
As tropas americanas, único poder na cidade naquele momento, receberam fortes críticas por não proteger os tesouros do museu e outras instituições culturaus como a biblioteca ncaional e o Centro de Arte Saddam, um museu de arte moderna iraquiana.


Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: