sábado, novembro 28, 2009

Ascensão da web móvel continua em outubro, diz Opera

O tráfego mundial de dados em redes móveis continuou em alta em outubro, atingindo o mais rápido ritmo de crescimento em sete meses, informou a produtora de software para Internet Opera, nesta quarta-feira. O tráfego de dados por meio do navegador Opera para celulares, que transfere até 90% dos dados como pacotes a fim de economizar banda, aumentou em 16% em outubro, com relação a setembro, informou a companhia.
Os consumidores mais familiarizados com tecnologia usam celulares para acesso móvel à internet já há muito tempo, mas o mercado de internet móvel começou de fato a florescer em 2007, com o lançamento do iPhone.
"As coisas começaram mesmo a decolar quando Steve Jobs se levantou e declarou que as pessoas agora poderiam carregar a Internet no bolso", disse Eric Harrell, vice-presidente de finanças da Opera. "O iPhone abriu os olhos das operadoras de telefonia móvel quanto ao potencial de receita dos navegadores de web, e creio que o Google tenha feito o mesmo", acrescentou.
As operadoras de telefonia móvel estão ansiosas por elevar sua receita com o boom da internet e das redes sociais, já que o faturamento com os telefonemas de voz tradicionais está em queda, mas precisam enfrentar o problema de redes cada vez mais congestionadas. Isso ajuda navegadores como o Opera, que usam servidores proxy para preparar pacotes de dados e transmitem volumes menores pelas redes sem fio.
"Há uma tendência rapidamente crescente no mercado em favor dos navegadores que usam servidores proxy", disse Randy Cavaiani, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Novarra, uma produtora de navegadores, em entrevista recente. "Se um fabricante de celulares estiver em busca de tecnologia para adquirir, deve considerar a força do servidor", disse.
A Nokia e outros grandes fabricantes de celulares vêm se concentrando cada vez mais em desenvolver browsers próprios, mas a maioria das empresas do setor está certa de que o acordo da RIM, produtora do BlackBerry, para adquirir a Torch, uma desenvolvedora de navegadores, não será o último.
A Opera tem 39,6 milhões de usuários do browser Opera Mini que acessam a web por meio dos servidores da empresa. Esse fluxo gera os dados de tráfego para a empresa. Segundo a companhia, esse tráfego movimentou 263 milhões de megabytes pelas operadas celulares no mundo todo no mês passado.
A Opera segue na liderança do mercado global de browsers para dispositivos móveis, ontrolando 26,4% do mercado em novembro até agora, segundo informações da empresa de medição StatCounter. Os browsers do iPhone e da Nokia aparecem com 22,1% e 19,7%, respectivamente.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: