segunda-feira, outubro 19, 2009

Petrobras projeta 12 mil vagas abertas por concurso até 2012

Mas previsão não contempla as descobertas das jazidas de pré-sal.Empresa não contrata tecnólogos, só técnicos de nível médio ou bacharéis.
A Petrobras prevê que serão abertas 12 mil vagas por meio de concurso público até 2012. A informação é de Lairton Correa, gerente de efetivo do Departamento de Recursos Humanos da empresa. Mas esse número deve ser bem maior, já que em outubro a Petrobras anuncia novo plano estratégico que contará com a descoberta das jazidas de pré-sal.
Os cargos na empresa exigem profissionais de nível médio, técnico e superior, mas não inclui tecnólogos.
“A base da formação tem que ser de conhecimento pleno”, justifica Correa. Segundo ele, a Petrobras avalia que os profissionais com título de bacharel, por possuírem uma formação mais completa, são aqueles que atendem plenamente às exigências da empresa.
De acordo com Correa, as empresas terceirizadas que prestam serviços para a Petrobras absorvem a mão-de-obra dos tecnólogos.
Segundo ele, a mão-de-obra que entra por concurso é absorvida em três grandes áreas da empresa.
A parte de exploração e produção, que contempla as operações das plataformas e nos campos de petróleo, emprega técnicos que trabalham com perfuração de poços e fazem manutenção de equipamentos, por exemplo. No nível superior são contratados engenheiros de petróleo, geólogos, geofísicos e engenheiros de equipamento.
Já na área de refinaria, são contratados operadores e técnicos de manutenção e engenheiros de processamento e equipamento.
Na área de engenharia (construções e obras em geral) são empregados técnicos de manutenção e engenheiros de equipamentos, por exemplo.
Formação dentro da empresa
Segundo Correa, a Petrobras complementa a formação dos profissionais, porque, segundo ele, o mercado não oferece a mão-de-obra especializada que a empresa precisa.
No caso dos cargos de nível médio e técnico, os profissionais fazem um curso na própria unidade onde irão trabalhar. Os que irão atuar em cargos de nível superior fazem a universidade que fica dentro da Petrobras.
Os cursos têm duração que variam de dois a 12 meses. “O profissional entra de acordo com sua formação escolar e complementa os conhecimentos dentro da empresa”, diz Correa.
As remunerações iniciais na Petrobras variam de R$ 2 mil a R$ 4,8 mil.
Correa prevê que um concurso seja realizado no começo do ano que vem, mas não informou o número de vagas. “Estamos no momento de planejamento”, informou.
O gerente de RH diz que a empresa vê "com bons olhos" a abertura de cursos específicos para a área de petróleo.
“Quanto mais se aproxima a grade curricular do mercado mais a empresa ganha. O candidato vem melhor preparado e as instituições conseguem colocar o profissional mais rapidamente no mercado”, diz.

Nenhum comentário: