sábado, outubro 17, 2009

Novo processador permitirá celular com câmera de 20 MP



A fabricante de componentes eletrônicos Texas Instruments anunciou hoje o lançamento de dois novos co-processadores que vão permitir tirar fotos com resolução de até 20 megapixels e gravar vídeos em alta resolução (720p) no celular.
O OMAP-DM515 e OMAP-DM525 fazem parte da família OMAP-DM5x e poderão ser usados pelos fabricantes de telefones para melhorar o desempenho em foto e vídeo dos seus equipamentos. O modelo DM515 chega a 12 megapixels, e o DM525, a 20 megapixels na imagem.
Quando isso acontecer, diz a Texas Instruments, as câmeras do celular terão desempenho parecido com o de câmeras D-SLR (usadas por fotógrafos profissionais) com fotos sequenciais de 1,4 imagem por segundo, funcionarão melhor em condições adversas de luz e terão reconhecimento de faces e de cena. A resolução final da imagem pode chegar a 20 megapixels.
Já em vídeo, além das imagens a 720p, será possível, no celular, aplicar filtros para melhorar a qualidade da imagem, usar recursos de estabilização de vídeo e eliminar a necessidade de uso de armazenamento externo nos telefones (isso, claro, se eles tiverem bastante espaço interno).
Segundo a fabricante, os processadores vão funcionar com a maioria dos sistemas operacionais para celulares atuais.



Nenhum comentário: