segunda-feira, outubro 05, 2009

Novo Flash vai mostrar vídeos em alta definição no celular

A Adobe anunciou nesta segunda-feira o lançamento da versão do Flash Player 10.1, que promete levar conteúdo em alta definição a celulares, smartphones e PCs.
O Flash Player 10.1 terá, inicialmente, uma versão de testes para desenvolvedores que vai rodar em smartphones com Windows Mobile e Palm webOS, além dos sistemas operacionais Windows, Machintosh e Linux. Essa versão beta sai ainda este ano. Uma versão de testes para Android e Symbian será lançada em 2010, mas não há informações ainda sobre uma versão do aplicativo para iPhone, da Apple.
Segundo a Adobe, o uso do Flash Player 10.1 permitirá aos desenvolvedores e designers reutilizar código já feito para oferecer seu material em diversos sistemas operacionais e navegadores de internet, incluindo conteúdo em alta definição. O aplicativo para celulares será compatível com recursos de multitoque, gestos, uso do acelerômetro e orientação da tela.
Os primeiros smartphones com Android a virem com o novo Flash serão da Motorola, de acordo com a Adobe. Além disso, a RIM, fabricante do BlackBerry, também disse que vai ajudar a Adobe a desenvolver um Flash Player para sua plataforma.
A Adobe diz que 98% dos computadores ligados à internet hoje têm alguma versão do Flash Player instalada. A Nokia, que vende celulares com sistema Symbian, informa que 400 milhões de aparelhos em todo o mundo já são compatíveis com a plataforma.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu ja testei o flash 10.1 beta. por enquanto as aplicações em flash ficaram bem feinhas com serrilhados, mas ficaram bem nitidas. entao acho q isso se resolvera no "lancamento oficial"