segunda-feira, outubro 05, 2009

Catedral de Sevilha pode ser visitada em 3D pela internet


Após um trabalho de recriação digital feito com mais de 10 mil fotografias de um dos maiores templos góticos do mundo, a Catedral de Sevilha, no sul da Espanha, já pode ser visitada a partir desta segunda-feira em 3D pela internet.

Patrimônio da Humanidade desde 1987, a Catedral foi digitalizada no âmbito de um projeto da Fundação Telefônica chamado Ars Virtual, que já incorporou em seu site na internet mais de 60 monumentos da Espanha, da América Latina e do Marrocos.
Para acessar a Catedral de Sevilha, a página na internet, dentro do site da Telefonica (www.fundacion.telefonica.com/arsvirtual), oferece quatro entradas em zonas estratégicas, como o Retábulo Maior, o Pátio das Laranjeiras, ou a Porta do Perdão, que incluem sete ou oito fotografias de cada uma antes que o internauta possa interagir e "caminhar" pelas diferentes salas do monumento.
O índice do site na internet, disponível em espanhol e inglês, também permite acessar oito pontos de áudio-guia, que explicam a história da Catedral.
Uma das opções da visita virtual é "sobrevoar" o monumento e ver de perto zonas em que os visitantes reais do local não podem se aproximar, indicaram os técnicos da Telefônica durante a apresentação oficial do site nesta segunda-feira.
O cardeal de Sevilha, Carlos Amigo, parabenizou os técnicos que tornaram possível o projeto e se mostrou confiante de que a visita virtual irá aumentar o número de visitantes presenciais.
O diretor do programa da Telefônica responsável pela virtualização de monumentos, Javier Barranco, afirmou que portal recebe cerca de 5 milhões de visitas por ano, a metade de fora da Espanha, o que ajuda a aumentar as visitas reais.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: