terça-feira, outubro 20, 2009

Leitor digital com duas telas entra na briga contra o Kindle


Alex roda o sistema operacional Android e usa redes 3G e GSM.Aparelho, ainda sem preço, deve chegar aos EUA no final do ano.


A empresa americana Spring Design revelou nesta segunda-feira (19) um leitor digital com duas telas sensíveis ao toque que, além de permitir a leitura de livros e jornais, apresenta suporte a fotos, vídeos e a navegação na internet. O Alex, como o aparelho é chamado, roda o sistema operacional Android, do Google, o que, segundo a empresa, simplifica a utilização do leitor.

O preço e a data de lançamento do Alex não foram divulgados pela Spring Design, que apenas informou que o aparelho chega ao mercado americano no final do ano. Em nota, a companhia disse que está procurando parceiros para lançar o produto.

Um leitor digital é um aparelho eletrônico que armazena arquivos -- principalmente livros -- e está voltado à leitura. Esses livros digitalizados, que podem ser baixados da internet via computador ou diretamente para o leitor (e-reader), ganham o nome de e-books.

O Alex terá duas telas sensíveis ao toque: a superior tem 6 polegadas, apresenta a tecnologia de papel digital e, por isso, é preto-e-branco. Nela, é possível ler livros, jornais e navegar na internet. A tela inferior é onde está o diferencial do aparelho: ela é colorida, tem 3,5 polegadas e permite que as empresas como as editoras de livros, por exemplo, apresentem conteúdo extra ao usuário como imagens e notas relacionadas a um determinado assunto. Elas poderão ser visualizadas na tela inferior sem prejudicar a leitura que ocorre na tela superior.


Nenhum comentário: