quinta-feira, outubro 22, 2009

"Camisinha para dedos" do Google Books causa alvoroço entre internautas


Uma imagem de dedos revestidos dos trabalhadores do serviço de livros do Google, o Google Books, está provocando frisson e consternação no mundo on-line.
Blogueiros antenados descobriram mãos encobertas por pequenos sacos plásticos folheando muitos dos livros do acervo do Google, a fim de colocá-los à disposição na internet.
Os dedos indicador e médio são, invariavelmente, vestidos com "luvas de dedo" de borracha rosa, com a intenção de prevenir manchas. Muitas pessoas, no entanto, apontaram as semelhanças com camisinhas, segundo o jornal britânico "The Daily Telegraph".

O acervo atual do Google Books, segundo o jornal, contém mais de 10 milhões de livros arquivados e digitalizados pelo Google e editoras parceiras --o que permite o acesso público a essas obras, como qualquer outra página da internet.
Mas a velocidade como muitos títulos têm entrado geram várias falhas, espalhadas pelos dedos rosas em clássicos que incluem "Apologia de Sócrates", escrito por Platão e que narra o julgamento e morte de um dos precursores da filosofia ocidental.
Enquanto alguns internautas disseram que havia um charme em um processo que se presumia mecânico, outros ficaram desconcertados.
"A camisinha foi o que fez a figura parecer obscena e pornográfica?", perguntou o blogueiro Phil Patton, que encontrou os dedos no romance "The Shadow Line", de Joseph Conrad. "A rapidez aparente sugere que a digitalização é um processo imundo."



Nenhum comentário: