sexta-feira, setembro 11, 2009

Cliq é o mais novo celular movido a Android


A Motorola anunciou hoje, em San Francisco, o lançamento do Cliq, primeiro celular da fabricante movido a Android. Junto ao Cliq, a fabricante também falou sobre uma plataforma de serviços associada a ele, chamada MotoBlur.

O Cliq é um aparelho com tela touchscreen, teclado QWERTY e conectividade 3G/Wi-Fi que será vendido a partir do último trimestre do ano pela operadora T-Mobile nos Estados Unidos.
Sanjay Jha, presidente da unidade de celulares da Motorola, falou sobre o Cliq na manhã de hoje no evento Mobilize, promovido pelo blog GigaOM, em San Francisco. O serviço MotoBlur vai integrar serviços de redes sociais ao Cliq, com widgets na tela principal do aparelho que dão acesso a e-mails, redes sociais como Facebook e Twitter e integração com recursos online do Google, como mapas e calendários. Em caso de perda ou roubo do aparelho, será possível apagar os dados à distância usando os recursos do MotoBlur.
Ainda nas especificações técnicas, o Cliq tem um teclado deslizante QWERTY, tela de 3,1 polegadas com resolução de 480 x 320 pontos, GPS, câmera de 5 megapixels com autofoco e vídeo a 24 quadros por segundo e bateria com duração estimada de até 6 horas, de acordo com a fabricante.
"Um smartphone hoje precisa ter uma tela de alta resolução, navegador HTML completo, conectividade em qualquer lugar, boa qualidade nas ligações e oferecer um sistema operacional capaz de realizar múltiplas tarefas simultaneamente", disse Jha, ao falar do Cliq. O executivo citou um estudo do Gartner que indica que em 2008 eram 180 milhões de pessoas no mundo usando redes sociais no celular, com previsão de chegar a 800 milhões em 2012.
Na América Latina, o Cliq vai se chamar Dext e as operadoras da América Móvil irão comercializar o aparelho na região, sem previsão de preço ainda. No Brasil, a Claro é controlada pela América Móvil.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: