sexta-feira, agosto 28, 2009

Barraca solar lidera lista de gadgets ecológicos


Uma barraca para acampamento que utiliza energia solar, um aspirador manual e um automóvel a hidrogênio são algumas das invenções ecológicas mais interessantes da atualidade, segundo a jornalista especializada em temas ambientais Lucy Siegle.

A britânica, que trabalha para a BBC, foi entrevista pela rede de notícias americana CNN sobre seu projeto "Eco Solutions". A jornalista listou os "gadgets mais verdes", de acordo com seus critérios.
Lucy destacou invenções como as barracas que utilizam energia solar. Trata-se de um conceito desenvolvido pela empresa Orange, que combina uma tela fotovoltaica e um sistema de regulação de calor. Além disso, as barracas possuem um sistema de localização por meio do celular. O usuário envia um SMS e a barraca se ilumina, evitando perder-se em uma área de camping.
Outro gadget destacado é o fit-PC2, um dos menores computadores de escritório já desenvolvidos e, segundo seus criadores, capaz de utilizar 90% menos energia do que uma máquina tradicional.
Um pequeno aspirador de mão também foi incluído na lista de Lucy. O aparelho, desenvolvido pela Dyson, possui alta tecnologia que permite limpar a poeira das superfícies e do ar com uma eficiência energética de 97%.
Outro produto destacado é o automóvel Riversimple, que funciona com hidrogênio. A tecnologia está sendo desenvolvida no Reino Unido e pretende ser uma alternativa para os motoristas.
O último item da lista é uma lâmpada de escritório da Ikea, carregada apenas com luz solar. Segundo Lucy, por cada unidade vendida, a empresa destina o mesmo valor a uma criança do terceiro mundo que precisa estudar à noite.


Nenhum comentário: