terça-feira, julho 28, 2009

Serviços de mapas na web vão além da localização

Serviços de mapas on-line não são uma novidade. Pessoas buscam endereços e empresas tentam obter as melhores rotas na entrega de seus produtos. Atualmente o serviço mais popular é o Google Maps, mas existem outras opções no mercado, como o Apontador e o MapLink, Guia Mais. O G1 tem também um serviço de mapas, rotas e informações sobre o trânsito.

A coluna de hoje irá mostrar algumas dicas de aplicações dos mapas, além de ensinar como você pode usar tais serviços para compartilhar lugares na internet.
>>> Evolução dos mapas
Os primeiros serviços agregados aos mapas foram guias de estabelecimentos como restaurantes, bares, casas noturnas, hotéis, prédios públicos, pontos turísticos. Mapas também são largamente usados para orientar o motorista sobre o transito, principalmente nas grandes cidades brasileiras.
Com a portabilidade e a popularização da tecnologia GPS, os mapas se espalharam para serviços agregados nos celulares e dispositivos exclusivos para automóveis.
Hoje os mapas desempenham um papel colaborativo, ligado à interação e à convivência. Estão conectados a redes sociais mostrando onde os usuários estão e também servindo de referência para as pessoas indicarem serviços e lugares.
O site OndeEstou é um serviço que permite ao usuário dizer – literalmente – onde ele está. Com base nesta informação são levantadas diversas informações interessantes: quais outros usuários estão na mesma região, serviços como restaurantes e bares próximos, informações de clima, detalhes sobre o trânsito, fotos postadas nos principais serviços de compartilhamento de imagens.
O site funciona como uma rede social, permitindo conectar-se a outros usuários. Também oferece integração com outros sites como o Facebook, Twitter e Orkut. Esta integração permite compartilhar sua posição com os usuários das redes. Ele também tem aplicativos para celular, com versões de aplicativos para Windows Mobile, BlackBerry, Apple (Iphone) e para celulares com suporte a Java. Para usar o serviço é preciso ter acesso a internet no aparelho.

>>> Compartilhando locais
Usando o Google Mapas é possível qualquer pessoa criar um mapa apontando localizações e compartilhar com outras pessoas. Basta ter uma conta Google e acessar o Google Mapas. Logo abaixo do logotipo existe o link "meus mapas" que permite o cadastramento de mapas. Uma vez criado o mapa, basta pesquisar os locais que deseja marcar e clicar no link Salvar em meus mapas. Preste atenção na hora de criar seu mapa - ele pode ser público, ou seja, qualquer um tem acesso, ou não listado, quando apenas quem você determina tem acesso.



Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário: