domingo, julho 19, 2009

Japoneses criam supercomputador para processamento gráfico

A empresa japonesa Tops Systems Corp, em parceria com a Nihon Unisys Ltd e a Toyota Motor Company, anunciou a criação de um supercomputador gráfico projetado para fazer a renderização de complexas cenas em 3D usando a tecnologia de "ray tracing".
Segundo o site japonês TechOn, o megacomputador é composto por nove chips, cada um por sua vez composto de 73 "núcleos" especializados em diferentes etapas do processo, e a máquina tem poder de cálculo de 800 Teraflops
Um Teraflop é o equivalente a um trilhão de operações de cálculo em ponto flutuante (ou seja, com números não-inteiros) por segundo. Se fosse um computador de uso geral, seria o equivalente ao terceiro supercomputador mais poderoso do mundo, o BlueGene P/Solution, desenvolvido pela IBM e instalado na Alemanha.
A nova máquina, no entanto, tem um diferencial: cabe dentro de um gabinete padrão para PC de mesa, igual aos comumente encontrados nos escritórios.
A técnica de "ray tracing" é diferente da renderização poligonal que estamos acostumados a ver em jogos, por exemplo. Dada uma cena e uma fonte de luz, o computador calcula o caminho de cada raio de luz emitido pela fonte (daí o nome "ray tracing", literalmente "traçar os raios") e a interação desse raio com os objetos em seu caminho.
Se ele atingir um objeto reflexivo, como um espelho, o comportamento da luz será diferente do que se ele atingisse uma superfície preta e fosca. Para cada ponto da imagem, o computador calcula todas as interações possíveis para todos os raios de luz que o atingem, levando em conta o material que ele representa.
É um processo altamente complexo e demorado, mas que resulta em imagens de altíssima qualidade, se aproximando do fotorrealismo. Graças ao elevado desempenho, o novo sistema será capaz de renderizar imagens em alta-definição em tempo real.
A Toyota pretende usar a máquina (ou máquinas, provavelmente) no processo de design de novos veículos, para simular, por exemplo, como as mudanças em um material ou tinta podem afetar a aparência do carro, sem gastar tempo e dinheiro com a construção de protótipos.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: