Mas a suíte manteve excelente desempenho geral no combate a ameaças em geral e ainda oferece uma ótima versão gratuíta da solução
AVG Internet Security 8.5 (um ano de assinatura, para um computador sai por 119 reais; para três PCs, 169 reais) sempre foi um programa de proteção muito sólido. Ao contrário de alguns pacotes de segurança, a AVG permite que o usuário escolha ferramentas de terceiros durante a instalação da suíte, bem como excluir o que não se quer, como a Yahoo Search Box.
Mas ele não fica só nisso. Assim como o CheckPoint ZoneAlarm Extreme Security, a suíte de segurança integrada da AVG agora inclui recursos para auxiliar o usuário durante o processo de instalação e configuração do aplicativo, trazendo algumas telas com tutoriais. Mas manteve as características que sempre marcaram a solução, como filtragem de e-mails, de websites e de spam.
DesempenhoSua ferramenta de detecção de malware proprietária alcançou um desempenho muito bom tanto em verificações sob demanda (on-demand) e quanto no acesso (on-access) em tempo real na verificação de uma amostra com 2.735 malwares de todo tipo, incluindo vírus de macro e scripts. Reconheceu 100% deles.
Já na detecção de Trojans, worms, ladrões de senhas e outros malwares (uma amostra com 722.372 pragas), a taxa de acertos caiu para 95%. Mesmo assim, o pacote de segurança ficou em primeiro lugar nesse quesito, dentre oito soluções pagas testadas.
O AVG Internet Security 8.5 removeu 80% dos arquivos de malware e modificações do Registro que foram feitas por malwares. Mas o teste de identificação das infecções no Registro registrou apenas 40% de acertos.
O desempenho da suíte voltou a ser de 100% no caso de rootkits inativos (malware usado para esconder infecções dos usuários e de softwares de segurança), e reconheceu 90% da amostra dos rootkits ativos (8 em 9). Tais resultados também posicionam o produto da AVG como o melhor que testamos.
Embora a AVG alegue ter feito melhorias na detecção de malware baseada no comportamento do mesmo, esse não foi o resultado observado. Nos testes, a solução só emitir alertas em 53% das vezes e foi capaz de detectar e/ou bloquear 33% dos malwares. A taxa de remoção deles foi ainda menor: 20%.
Na identificação pró-ativa de malware desconhecidos, e que ainda não possuem uma assinatura, o AVG Internet Security 8.5 ficou abaixo da média. Nos testes usando arquivos com assinaturas antigas de duas semanas, o programa identificou somente 37% das amostras. E com amostras antigas de quatro semanas, o índice caiu para 30% quando deveria ser maior.
Já contra ataques de malwares recentes, a AVG respondeu rapidamente, com espaços entre 4 e 6 horas, de acordo com a AV-Test, empresa alemã que desenvolve testes de segurança. No entanto, as atualizações de assinaturas mensais da AVG foram poucas; a empresa liberou somente uma média de 1,9 atualização por dia, em comparação com as mais de 200 por dia liberadas pela Norton.
A AVG faz varredura de arquivos on-demand por padrão, e a AV-Test identificou um tempo um pouco longo para essa tarefa: 88 segundos em um arquivo de 741 megabytes (MB); com varreduras de 65s on-access, e somente 41s para copiar o mesmo arquivo no sistema sem um programa antivírus instalado.
FuncionalidadesO pacote da AVG faz varredura nos e-mails contra vírus e também oferece proteção aos programas de mensagens instantâneas. A proteção Antispam é feita com o MailShell. Para a proteção contra phishing, a AVG utiliza uma combinação de fontes, incluindo Anti-Phishing Working Group e Phishtank. A defesa de navegação em tempo real vem da LinkScanner, ferramenta que procura e limpa conteúdos maliciosos vindos de websites, antes que eles atinjam seu browser.
Em testes informais, o firewall da AVG, baseado no comportamento, foi um pouco irritante; ele solicitou permissão para todos os aplicativos de internet, um processo que se torna cansativo rapidamente. O ZoneAlarm, foi capaz de reconhecer os programas mais populares, eliminando as desnecessárias mensagens.
De maneira geral, a interface do programa é limpa e fácil de entender. O AVG Internet Security 8.5 teve bom desempenho com malwares tradicionais, mas não se saiu lá essas coisas nos testes heurísticos e também foi mal ao lidar com arquivos de vírus com assinaturas antigas. A versão gratuita da suíte é bem limitada, mas entre as opções disponíveis é um dos melhores programas de segurança no mercado.
Fonte: www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário