segunda-feira, junho 15, 2009

Conheça programas gratuitos que facilitam sua vida no PC

Lista tem opções para criar arquivos PDF e alterar menus do Firefox. Aprenda também a preparar notebook para diferentes redes.

Vocês provavelmente notaram que a coluna não está mais sendo publicada no formato de blog. Além dessa mudança visual, temos também uma alteração de calendário: a coluna com novidades continuará sendo publicada às terças-feiras, porém as respostas para as dúvidas deixadas nos comentários passarão a ser publicadas às quintas-feiras. Dados os recados, vamos ao que interessa. Nesta coluna, vou divulgar alguns programas gratuitos que uso e considero bastante úteis.

Transforme texto em PDF

No final de cada coluna Tira-dúvidas existe uma barra de ferramentas que permite, entre outras coisas, gerar uma cópia desta página para impressão. Mas você também pode salvar esse texto em formato PDF, sabia? A mesma regra vale para documentos escritos no seu editor de textos favoritos e para o e-mail importante que pede uma cópia segura. Com o PDF Creator é possível gerar arquivos PDF de forma simples. Ele é instalado como uma impressora do PC. Quando você quiser transformar um documento comum em PDF, basta acionar o comando de impressão e selecionar, em vez da impressora, o criador de PDF que acabou de instalar. Na seqüência, o programa irá abrir uma janela de configuração do documento, onde é definido nome, autor, data de publicação e outros detalhes. Depois que você clicar no botão “save”, o PDF Creator irá perguntar em que local do computador o arquivo será salvo. Agora é só abrir.

Transforme PDF em texto

A conversão no sentido contrário também é possível graças a serviços como o do site PDFUNdo. Através de um campo de transferência de arquivo, ele recebe um documento em PDF e disponibiliza, segundos depois, um link para download do arquivo convertido em formato Word. Mas fique atento: não se deve usar esse recurso com documentos protegidos por direitos autorais. O próprio site, corretamente, recusa arquivos protegidos por senha.

Complemento do Firefox

Por uma série de questões de ordem pessoal e profissional, o navegador que escolhi para o uso do dia-a-dia foi o Firefox. Pesquisando complementos eu encontrei o Tree Style Tab, que permite mudar a posição da barra de abas. Com ele, você pode deslocar a barra de abas para a coluna esquerda, deixando mais espaço vertical para leitura das páginas e fazendo um melhor uso do seu monitor, principalmente se ele for widescreen. Repare na imagem abaixo:

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário: