domingo, maio 10, 2009

Site de torrents Mininova começa a filtrar arquivos

A sentença dos integrantes do site The Pirate Bay mostrou que ninguém está imune na internet, e assustou a equipe de outro famoso site de busca de torrents, o Mininova. O site, cujos criadores vão a julgamento em alguns dias, passou a filtrar seu conteúdo, impedindo que arquivos de terceiros sejam encontrados.
Para evitar que usuários acessem arquivos que infringem leis de direitos autorais, o site Mininova, um dos maiores do tipo na internet, instalou um sistema que reconhece e bloqueia qualquer tipo de conteúdo de terceiros. O mesmo sistema também impede que os arquivos sejam recolocados pelos usuários novamente.
A filtragem começou no dia 6 de maio e, de acordo com o site TorrentFreak Niek, um dos co-fundadores do Mininova avisou que o sistema será testado por 12 semanas, e apenas com alguns poucos títulos. Sabe-se que estão contribuindo para uma associação que representa proprietários de conteúdo, mas esta não foi revelada.
No final deste mês a Brein, uma associação holandesa antipirataria, espera convencer a corte de que o Mininova deve filtrar todos os seus resultados de busca e remover arquivos sem autorização, noticiou o site Digital Media Wire.
Obviamente, a reação dos usuários é negativa. Um dos comentários lamenta: "É uma vergonha ver um site tão bom decidir enforcar a si próprio", enquanto outro diz: "Uau, acho que vocês estão sob uma pressão danada. É muito ruim que está tudo acabado agora".
O site Technologizer alerta para o fato de que o formato BitTorrent já está comprometido demais com a pirataria, não importando o que sites como o The Pirate Bay e o Mininova aleguem, dizendo que suas estruturas servem apenas para realizar buscas, e não contêm o arquivo em si.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: