terça-feira, maio 19, 2009

Sistema limita velocidade de carro e evita multa


Em breve, multas por excesso de velocidade podem se tornar apenas história caso um sistema em testes na cidade de Londres, na Inglaterra, seja bem sucedido. As autoridades inglesas estão trabalhando no Intelligent Speed Adaptation (ISA), um sistema high-tech que pode limitar a velocidade de veículos.
Segundo o site TechRadar, o sistema utiliza rastreamento por satélite e um mapa de vias da cidade com os limites de velocidade permitidos. Uma instalação no carro compara os dados e impede que o veículo acelere mais do que é permitido naquela via.
O sistema, porém, não é invasivo. Um botão instalado no carro é capaz de desativar a tecnologia. Mesmo desativado, o sistema entra em um modo de alerta e o motorista é avisado quando está excedendo a velocidade.
A tecnologia começará a ser vendida em 2010 para motoristas de veículos particulares, mas já existem planos para utilizá-la em táxis, ônibus e veículos oficiais. Depois de seis meses de testes, o ministério de transportes de Londres planeja tornar obrigatório o equipamento.
Mais imagens e detalhes do ISA podem ser obtidos (em inglês) pelo atalho http://tinyurl.com/r3ho8y.


Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: