quinta-feira, abril 30, 2009

Computador lê lábios e reconhece oito idiomas

Cientistas britânicos anunciaram a invenção de um software capaz de ler lábios e reconhecer diferentes idiomas. Para o funcionamento do sistema, os cientistas da Universidade de Ciências da Computação de West Anglia mapearam os movimentos dos lábios de 23 pessoas bilíngües e trilíngües, de forma que o computador possa identificar o idioma falado com alta precisão, informou o site CNet.
De acordo com o blog Engadget, movimentos como o da língua, maxilares e lábios dão todas as pistas necessárias para que o computador possa mapear os idiomas, já que cada um deles causa diferentes posições e movimentos do rosto.
"Este é um grande avanço na tecnologia de leitura labial automática e a primeira confirmação científica de algo que já sabíamos intuitivamente: que, quando pessoas falam diferentes idiomas, fazem movimentos diferentes com a boca em seqüências diferentes", declarou ao CNet o professor Stephen Cox, chefe da pesquisa. "Por exemplo, encontramos um freqüente arredondamento dos lábios em pessoas que falam francês, e movimentos mais proeminentes da língua nos falantes da língua árabe", completou.
De acordo com o site Übergizmo, os idiomas já identificados pelo computador incluem inglês, francês, alemão, árabe, mandarim, italiano, polonês e russo.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: