quinta-feira, abril 30, 2009

Pesquisadores criam alto-falantes de papel para TVs de LCD e carros

Hsinchu - Grupo de pesquisadores criou o Flexpeaker, que pode ser dobrado ou enrolado e deve ser usado em TVs, pôsteres e automóveis.
Um grupo de pesquisadores de Taiwan criou alto-falantes de papel, voltados para dispositivos finos, como TVs LCD ou até mesmo pôsteres de filmes usados para publicidade.O produto é chamado Flexpeaker, devido à capacidade de ser enrolado ou dobrado como um papel comum.Os engenheiros do Instituto de Tecnologia e Pesquisa Industrial de Taiwan já produziram rolos de speakers que serão usados em carros já no próximo ano. Eles também planejam fazer uma grande demonstração em Taipé."Muitas companhias estão interessadas no produto", disse Chen Ming, diretor do grupo.
O objetivo é chegar à produção em massa de speakers em tamanho A2 (ou 60 centímetros por 44 centímetros), custando apenas 20 dólares cada. Os estúdios de cinema poderiam exibir posters de novos filmes com a trilha sonora saindo deles.O papel é feito intercalando finos eletrodos que recebem sinais de áudio. Um adaptador especial adapta o Flexpeaker ao MP3 player. O instituto já trabalha em tecnologias wireless para fazer a conexão.Para usar o Flexpeaker em TVs ultrafinas como as de LCD, o fabricante precisará adicionar um subwoofer (auto-falante para sons graves) no aparelho a fim de alcançar uma boa qualidade de som. "Se começarmos a fabricar em rolos, o custo irá cair muito", acrescentou o pesquisador.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: