domingo, março 22, 2009

Top 10 dos vírus em fevereiro

Lista da BitDefender coloca cavalos-de-troia Clicker.CM e Wimad.Gen.1 no topo

Os componentes de direcionamento para downloads foram os astros do ranking mensal de ameaças de segurança, divulgado pela empresa de segurança BitDefender.Na primeira posição, aparece novamente o cavalo-de-troia, Clicker.CM, com 5,87% do total de incidentes. A praga apresenta um número significativo de janelas de pop-up comerciais no navegador da web, que tentam atrair os usuários para clicá-las. Esses anúncios estão registrados no sistema de pagamento por clique e, com isso, criminosos conseguem arrecadar dinheiro fácil.

Na segunda posição, se manteve o Wimad.Gen.1, com 4,39% dos ataques, um cavalo-de-troia que se disfarça como um arquivo.WMA de 3,5 MB, simulando uma música de um artista popular.. Ao ser executado, ele abre uma janela para um site específico a fim de acessar o codec “adequado”, o que permite a instalação do Adware.PlayMp3z.A.

O vírus Conficker aparece na terceira colocação, com 4,17% das ameaças, por meio do Trojan.AutorunINF.Gen, uma detecção contra vírus que utiliza um bug recente de autorun do Windows.Pulamos direto para a oitava posição, que foi ocupada pelo IFrame.GA. Ele atua por meio de um script simples injetado em páginas da web. Os links passam a direcionar o navegador para uma coleção de exploradores (exploits), como o cavalo-de-troia Exploit.ANPI (sétima posição, 3,77%) e o Exploit.SSX (quinta posição, 3,92%).

Mais três tipos de downloaders foram detecados em fevereiro. O Trojan.Downloader.JS.Psyme.SR ficou em nono lugar, com 2,32% do total de ameaças. Já o Trojan.Downloader.JLPK, aparece em quarto, com 3,94% e Trojan.Downloader.Js.Agent.F em sexto, com 3,9%. Todos são hospedados em websites e têm a mesma função - baixar e lançar mais pragas para os computadores afetados.

Nenhum comentário: