domingo, março 22, 2009

EUA: Justiça investiga acordo Google/Yahoo

Órgãos reguladores dos Estados Unidos abriram investigações antitruste para avaliar se a parceria de publicidade firmada recentemente entre o Google e o Yahoo restringe a competição no mercado, noticiou o jornal The Guardian.
Nos Estados Unidos, o Google é usado em cerca de 60% das buscas na Internet. O Yahoo, segundo colocado entre os mecanismos de pesquisa, é usado em 16,6% das buscas.
No mês passado, o Yahoo fechou um acordo com o Google para a colocação de anúncios junto aos resultados de busca do site. O contrato de US$ 800 milhões por ano foi feito logo após o Yahoo declarar encerradas as negociações com a Microsoft, que havia oferecido US$ 47,5 bilhões pela empresa.
Segundo o Guardian, a Microsoft havia criticado o acordo Google/Yahoo, alegando que o controle de 90% da receita de publicidade na Internet poderia aumentar os custos para anunciantes.
O acordo de publicidade entre Yahoo e Google não precisa ser aprovado por autoridades antitruste norte-americanas, já que não há uma fusão das duas empresas. Por outro lado, a parceria pode ser colocada em risco caso a Justiça conclua que ela seja prejudicial à concorrência no mercado.
Redação Terra

Nenhum comentário: