quinta-feira, setembro 15, 2011

Estaleiro Rio Tietê vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para a Transpetro



A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou em Araçatuba (SP), do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê, viabilizado pelas encomendas do Promef Hidrovia, da Transpetro. O programa é um marco na logística de etanol no Brasil, com o uso em larga escala da Hidrovia Tietê-Paraná para o escoamento da produção do Centro Oeste e Sudeste do país.

O Estaleiro Rio Tietê vai construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) voltada para o modal hidroviário. As embarcações terão investimentos de R$ 432,3 milhões, dos quais R$ 371,3 milhões serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), na primeira operação da Caixa Econômica Federal como agente repassador do fundo.

"Estamos interiorizando a indústria naval, que só vivia nas regiões banhadas pelo mar. O que fazemos aqui é revolucionário: estamos localizando a indústria naval na beira do rio", afirmou a presidenta Dilma. Além do Rio Tietê, o Promef já viabilizou a implantação dos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar, em Pernambuco, e Superpesa, no Rio. A Transpetro contratou 41 navios para transporte de petróleo e derivados, com investimento total de R$ 9,6 bilhões. Outros oito navios estão em fase final de licitação.

As barcaças e empurradores construídos pelo Estaleiro Rio Tietê formarão 20 comboios, com capacidade de transporte de 7,6 milhões de litros cada. O transporte hidroviário emite um quarto do gás carbônico e consome vinte vezes menos combustível do que o utilizado pelo transporte rodoviário para uma mesma carga e distância. Cada comboio, formado por quatro barcaças e um empurrador, tem a mesma capacidade de carga de 172 carretas ou de 86 vagões ferroviários. O projeto das embarcações permite também o transporte de derivados de petróleo, melhorando a logística de abastecimento do Centro Oeste.

"O Promef Hidrovia terá uma frota de empurradores e barcaças de última geração", afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado. "Os comboios vão contribuir para levar combustível mais barato para as novas fronteiras econômicas do Brasil e trazer o etanol de forma mais competitiva e menos poluente", completou. As embarcações serão entregues a partir de 2012 e a frota começa a operar em 2013. Quando estiverem em operação plena, em 2015, os comboios substituirão o equivalente a 80 mil viagens de caminhão por ano.

Com investimentos de R$ 40 milhões, a construção do estaleiro vai gerar 500 empregos diretos e dois mil indiretos em Araçatuba. A operação da nova frota fluvial da Transpetro abrirá 400 postos de trabalho. O estaleiro é controlado pelas empresas Rio Maguari S.A. e Estre Petróleo.

Durante a cerimônia em Araçatuba, Transpetro e Caixa Econômica Federal assinaram os contratos de financiamento do Promef Hidrovia. Os Governos Federal e do Estado de São Paulo firmaram protocolo de intenções para investimentos na Hidrovia Tietê-Paraná.

Participaram do evento o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; os ministros Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social; o prefeito de Araçatuba, Cido Sério; e o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, entre outras autoridades.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

quarta-feira, setembro 14, 2011

Programa Central de Estágio da Shell aceita inscrições até domingo 18/09 para 30 vagas.


Estudante de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias, a Shell Brasil está recebendo inscrições para preencher 30 vagas de estágio distribuidas entre essas formações. É uma oportunidade de fazer parte de uma excelente empresa.

A Shell Brasil Petróleo encerra no próximo domingo (18) o prazo de inscrições para o Programa Central de Estágio. O processo seletivo oferece 30 vagas para estudantes dos cursos de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias.

As oportunidades são para o Rio de Janeiro, com início no segundo semestre de 2011. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vagas.com.br/estagioshell .

De olho no crescimento do mercado de energia, que tem exigido cada vez mais mão de obra qualificada, a Shell busca formar novos talentos para atuarem, principalmente, nas áreas de negócio em expansão como exploração e produção e lubrificantes. Para ingressar no programa, o universitário deve ter previsão de formatura entre junho e dezembro 2013.

Os candidatos serão avaliados em cinco etapas eliminatórias entre elas: triagem de currículos, prova online de conhecimentos gerais, raciocínio lógico e inglês, dinâmica de grupo e entrevistas individuais.

Desenvolvimento profissional


Ao ingressar no Programa, o estudante fará parte de uma metodologia de desenvolvimento e integração, gerenciada pela área de Recursos Humanos, com o objetivo de incentivar e agregar valor e conhecimento ao período de estágio. Assim, o futuro profissional terá a oportunidade de participar de palestras internas com executivos da empresa, grupos de discussão, estudos de caso e visitas aos pontos de fabricação dos produtos da Shell. Os estagiários serão acompanhados diretamente por um supervisor, responsável pela definição de metas e avaliação de resultados.

Todas as vagas são anunciadas na intranet da companhia o que permite ao estagiário a oportunidade de se movimentar na empresa e conhecer diferentes áreas do negócio.

Para os estagiários que estiverem a seis meses da formatura, serão realizados workshops com foco em plano de carreira e avaliação do período de estágio.

Além das vagas abertas pelo programa no Rio de Janeiro, a Shell possui ainda estagiários em outros locais, como São Paulo, Brasília e Bahia. O processo de seleção para essas vagas acontece pontualmente, de acordo com a demanda local, e conta com as mesmas etapas de avaliação.

Programa de Estágio Shell 2011

• Carga horária: 4 horas por dia, podendo ser de 6 horas no período de férias universitárias
• Bolsa-auxílio: R$ 1.250 para 4 horas e R$ 1.875 para 6 horas durante o período de férias na universidade
• Recesso: 15 dias a cada seis meses
• Período de provas: No período de provas, a carga horária deve ser reduzida pela metade, de 4 para 2 horas
• Contrato: Renovável a cada seis meses com prazo máximo de dois anos

Processo Seletivo

• Triagem de currículos
• Provas online de conhecimentos gerais, raciocínio lógico e inglês
• Dinâmica de grupo
• Entrevistas individuais com o RH e o supervisor da vaga
Informações adicionais
• Perfil do candidato: Universitários
• Cursos: Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias
• Previsão de formatura: De junho a dezembro de 2013

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/

Os riscos da indústria do Petróleo e nossa fé.




Trabalhar Offshore tem muitas vantagens, porém também tem suas desvantagens, como eu enumerei no artigo que fiz sobre As Vantagens e Desvantagens em se trabalhar embarcado. E uma dessas Desvantagens são justamente os riscos inerentes ao trabalho, e um deles é o risco de acidente de helicóptero, que infelizmente acabou ocorrendo no ano mês passado.


Mas os riscos não estão limitados apenas à viagem de helicóptero, nem somente ao ambiente offshore. Ocorrem também em Bases e Fábricas que trabalham com trabalhos periculosos. E muitas vezes, riscos que nem sempre estão envolvidos diretamente conosco.

Nesse cenário, estava pensando em como somos indefesos em relação a isso, e como devemos confiar na vontade de Deus, por isso, resolvi escrever uma reflexão sobre o tema.

RISCOS EM UMA PLATAFORMA E A NOSSA FÉ


Uma plataforma é uma verdadeira bomba relógio, que qualquer falha, seja na cimentação, na injeção de fluidos para o poço ou a entrada em uma zona perigosa pode causar um blow-out e consequentemente uma explosão. Além de ter diversos equipamentos dentro da Plataforma que podem gerar uma explosão também, um motor que vaza diesel e ao esquentar pega fogo, um curto circuito e etc. Sem contar os riscos de vazamento de gás, como o famoso H2S, que mesmo em pequena quantidade pode ser mortal se exposto por um certo tempo.

Outro grande risco é na movimentação de carga. Equipamentos e Conteiners de milhares de toneladas são içadas diariamente dentro de uma Plataforma. Testes de Pressão também são realizados frequentemente. Isso só para citar alguns riscos.

Já pensou em quanto riscos estamos cercados e como são vulneráveis a isso? Muitos desses riscos que falei aqui não tem nem ligação direta conosco, pode ser um colega de trabalho que falhou ou foi negligente em alguma tarefa, pode ser devido as condições do mar por exemplo, quando faz a plataforma balançar e fazer rolar um tubo de toneladas.

Por isso que as empresas tem investido tanto em treinamentos, seja técnico ou de segurança, cursos como Primeiros Socorros, Combate Avançado à Incendio, Segurança em Movimentaçao de Cargas, Well Control, CBSP, HUET, dentre outros. Justamente para que possamos saber agir na hora que ocorrer o sinistro. Mas até que ponto esses treinamentos são eficazes, se muitas vezes esquecemos na semana seguinte o que aprendemos? Será que na hora H lembraremos dos conceitos aprendidos ou agiremos no impulso?

Obviamente que os cursos nos dão uma boa noção, porém a verdade é que é sempre difícil de afirmar isso com certeza, pois a realidade é totalmente diferente de um treinamento. Quando ocorre o sinistro de verdade, existe o medo, a adrenalina, o pânico, as condições adversas e etc, que não existem num treinamento. Sem contar que muitos acidentes acontecem não por falta de conhecimento técnico ou de segurança, e sim por falta de atenção, distrações, enfim, pequenos detalhes ou segundos.

Por isso, meu maior treinamento é confiar em Deus. Você começa a perceber isso quando você recebe livramento em algumas coisas que por detalhes poderia ter sido pior, ou poderia ser fatal. Não poderia ser nós dentro daquele helicóptero? Não poderia ser nós dentro da Deepwater Horizon ou da P-36?

Muitos podem chamar isso de conscidência, mas seria muito vago e sem sentido acreditar nisso. Acredito na vontade de Deus na minha vida e por isso que entrego à Ele todos os dias da minha vida, pedindo para me guardar de todo mal e fazer a vontade dEle em minha vida.

CONCLUSÃO

No mundo atual, com tantos acontecimentos e desastres ocorrendo, junto com os riscos da nossa indústria nos mostra como devemos ter fé pois como diz na palavra de Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6)

Muitos podem se perguntar por que essas coisas acontecem, será que não é para termos mais fé?
Além disso, gostaria de destacar a importância dos cursos que são feitos. Não façam os cursos apenas por serem pré-requisitos para sua função ou para conseguir um emprego. Levem-os a sério, pois na hora que precisar deles, será tarde demais.

Espero que tenham gostado da reflexão!


Que Deus abençoe a todos!

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/