quarta-feira, setembro 14, 2011

Os riscos da indústria do Petróleo e nossa fé.




Trabalhar Offshore tem muitas vantagens, porém também tem suas desvantagens, como eu enumerei no artigo que fiz sobre As Vantagens e Desvantagens em se trabalhar embarcado. E uma dessas Desvantagens são justamente os riscos inerentes ao trabalho, e um deles é o risco de acidente de helicóptero, que infelizmente acabou ocorrendo no ano mês passado.


Mas os riscos não estão limitados apenas à viagem de helicóptero, nem somente ao ambiente offshore. Ocorrem também em Bases e Fábricas que trabalham com trabalhos periculosos. E muitas vezes, riscos que nem sempre estão envolvidos diretamente conosco.

Nesse cenário, estava pensando em como somos indefesos em relação a isso, e como devemos confiar na vontade de Deus, por isso, resolvi escrever uma reflexão sobre o tema.

RISCOS EM UMA PLATAFORMA E A NOSSA FÉ


Uma plataforma é uma verdadeira bomba relógio, que qualquer falha, seja na cimentação, na injeção de fluidos para o poço ou a entrada em uma zona perigosa pode causar um blow-out e consequentemente uma explosão. Além de ter diversos equipamentos dentro da Plataforma que podem gerar uma explosão também, um motor que vaza diesel e ao esquentar pega fogo, um curto circuito e etc. Sem contar os riscos de vazamento de gás, como o famoso H2S, que mesmo em pequena quantidade pode ser mortal se exposto por um certo tempo.

Outro grande risco é na movimentação de carga. Equipamentos e Conteiners de milhares de toneladas são içadas diariamente dentro de uma Plataforma. Testes de Pressão também são realizados frequentemente. Isso só para citar alguns riscos.

Já pensou em quanto riscos estamos cercados e como são vulneráveis a isso? Muitos desses riscos que falei aqui não tem nem ligação direta conosco, pode ser um colega de trabalho que falhou ou foi negligente em alguma tarefa, pode ser devido as condições do mar por exemplo, quando faz a plataforma balançar e fazer rolar um tubo de toneladas.

Por isso que as empresas tem investido tanto em treinamentos, seja técnico ou de segurança, cursos como Primeiros Socorros, Combate Avançado à Incendio, Segurança em Movimentaçao de Cargas, Well Control, CBSP, HUET, dentre outros. Justamente para que possamos saber agir na hora que ocorrer o sinistro. Mas até que ponto esses treinamentos são eficazes, se muitas vezes esquecemos na semana seguinte o que aprendemos? Será que na hora H lembraremos dos conceitos aprendidos ou agiremos no impulso?

Obviamente que os cursos nos dão uma boa noção, porém a verdade é que é sempre difícil de afirmar isso com certeza, pois a realidade é totalmente diferente de um treinamento. Quando ocorre o sinistro de verdade, existe o medo, a adrenalina, o pânico, as condições adversas e etc, que não existem num treinamento. Sem contar que muitos acidentes acontecem não por falta de conhecimento técnico ou de segurança, e sim por falta de atenção, distrações, enfim, pequenos detalhes ou segundos.

Por isso, meu maior treinamento é confiar em Deus. Você começa a perceber isso quando você recebe livramento em algumas coisas que por detalhes poderia ter sido pior, ou poderia ser fatal. Não poderia ser nós dentro daquele helicóptero? Não poderia ser nós dentro da Deepwater Horizon ou da P-36?

Muitos podem chamar isso de conscidência, mas seria muito vago e sem sentido acreditar nisso. Acredito na vontade de Deus na minha vida e por isso que entrego à Ele todos os dias da minha vida, pedindo para me guardar de todo mal e fazer a vontade dEle em minha vida.

CONCLUSÃO

No mundo atual, com tantos acontecimentos e desastres ocorrendo, junto com os riscos da nossa indústria nos mostra como devemos ter fé pois como diz na palavra de Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6)

Muitos podem se perguntar por que essas coisas acontecem, será que não é para termos mais fé?
Além disso, gostaria de destacar a importância dos cursos que são feitos. Não façam os cursos apenas por serem pré-requisitos para sua função ou para conseguir um emprego. Levem-os a sério, pois na hora que precisar deles, será tarde demais.

Espero que tenham gostado da reflexão!


Que Deus abençoe a todos!

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/

Nenhum comentário: