sexta-feira, março 29, 2013

Pré-sal: Petrobras assina carta de intenção para afretar 2 FPSOs

As embarcações serão direcionadas a projetos de desenvolvimento da produção das áreas de Lula Alto e Lula Central, localizadas no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos

Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras e seus parceiros no consórcio BM-S-11, BG e Petrogal Brasil, assinaram carta de intenção com a SBM Offshore e a Queiroz Galvão Óleo e Gás para o afretamento de dois navios-plataformas do tipo FPSO.

A Petrobras não revelou o valor do acordo, porém no início da semana a SBM informou que se tratava de uma negociação avaliada em US$ 3,5 bilhões, por um prazo de 20 anos de afretamento. Este seria o maior acordo já firmado pela companhia holandesa.

Na semana passada, a Petrobras havia comunicado ao mercado as negociações com a SBM e a Queiroz Galvão Óleo e Gás. Na oportunidade, a estatal brasileira informou que a contratação das FPSOs contemplaria a interligação de 18 poços às embarcações, sendo 10 produtores e 8 injetores. O início da produção em Lula Alto está previsto para janeiro de 2016, dois meses antes de a produção ser iniciada em Lula Central. Cada navio-plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 6 milhões de metros cúbicos diários (m?/d) de gás natural.

Em nota, a Petrobras informou que as embarcações serão operadas pelas empresas responsáveis pela construção e afretados ao consórcio BM-S-11, o qual tem como principal sócio a Petrobras, com 65% de participação. A BG detém 25% e a Petrogal Brasil os 10% restantes do consórcio. A carta de intenções foi assinada pela afiliada Tupi BV, afiliada da Petrobras. A expectativa da estatal é que o FPSO de Lula Alto seja entregue em até 31 meses após a assinatura da carta de intenção, e o FPSO de Lula Central em até 33 meses após essa assinatura.

Da Redação

Nenhum comentário: